Almôndegas de anchovas

/5

APRESENTAÇÃO

As almôndegas representam uma das receitas caseiras mais versáteis e criativas: há as de limpar a geladeira, como as almôndegas de carne cozida e ricota, as vegetarianas, como as de aipo, ou as mais clássicas almôndegas ao molho, que pedem para serem acompanhadas de pão. Aqui, quanto mais, melhor! Não há limite para o sabor quando se trata de criar misturas cada vez mais apetitosas, e na nossa festa virtual das almôndegas não poderiam faltar as almôndegas de anchovas, crocantes bocados aromáticos com sabor de peixe. Sirva-as como um aperitivo tentador ou prato principal, acompanhadas de um molho fresco e simples feito com iogurte grego e hortelã, uma maionese leve de cítricos ou de maionese de beterraba. Além das almôndegas de anchovas, você também pode enriquecer o aperitivo com deliciosas almôndegas de camarões!

INGREDIENTES

Ingredientes para 28 almôndegas
Anchovas (anchovas) 440 g - limpas
Ovos 120 g - (2 médias)
Farinha de rosca 110 g
Tomates Secos em Óleo 50 g
Caciocavallo 50 g - para ralar
Grana Padano DOP 40 g - para ralar
Casca de limão 1
Salsa quanto baste
Hortelã quanto baste
Funcho selvagem quanto baste
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste
para fritar
Óleo de amendoim quanto baste

Preparo

Para preparar as almôndegas de anchovas, primeiro trate da limpeza das anchovas: retire a cabeça, faça um corte nas costas e retire a espinha central 1, depois corte também a cauda. Pique as anchovas com uma faca 2. No copo de um processador de alimentos equipado com lâminas, coloque os tomates secos 3.

Tempere com a salsa 4, o funcho fresco 5 e a hortelã 6.

Incorpore também a farinha de rosca 7 e triture tudo para obter uma mistura homogênea 8, depois adicione-a às anchovas 9.

Agora adicione à mistura o queijo ralado 10, a casca do limão 11 e o caciocavallo ralado 12.

Por fim, adicione os ovos 13, tempere com sal e pimenta 14 e misture 15.

Pegue uma porção de massa do tamanho de uma noz de cerca de 30-35 g e forme a almôndega 16, rolando a bolinha entre as mãos levemente umedecidas (para evitar que a massa grude nas mãos). À medida que você forma as almôndegas, coloque-as em uma bandeja forrada com papel manteiga 17. Aqueça o óleo em uma panela e, quando atingir 180°, cozinhe as almôndegas 18 até que estejam bem douradas; levará apenas alguns minutos.

Escorra as almôndegas com uma escumadeira 19 e coloque-as em uma bandeja forrada com papel toalha para absorver o excesso de óleo 20. Sirva as almôndegas de anchovas bem quentes, salpicando sal a gosto na superfície 21.

Conservação

Recomendamos consumir imediatamente as almôndegas de anchovas.

Conselho

A fritura é o método de cocção ideal para estas almôndegas, mas também é possível assá-las em forno estático pré-aquecido a 200° por cerca de 20 minutos.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.