Hambúrguer de pato com maionese cítrica

/5

APRESENTAÇÃO

Clássico, duplo queijo, mini ou de tamanho exagerado... não importa como seja apresentado, o hambúrguer sempre captura a atenção de todos! Hoje decidimos apresentar uma versão decididamente gourmet do "rei do fast food": hambúrguer de pato com maionese cítrica, uma verdadeira iguaria digna do menu de um bistrô parisiense ou de um restaurantezinho da Nova Inglaterra! Acompanhado de gorgonzola picante e cebolas roxas caramelizadas, a nobre carne de pato apenas grelhada expressa ao máximo suas qualidades deliciosamente selvagens. A maionese cítrica realça sua aromaticidade captando o toque, um pouco francês e um pouco asiático, da eterna combinação de pato e laranja. Não temos dúvidas, e depois de provar esse fenomenal hambúrguer de pato com maionese cítrica, vocês também não voltarão atrás!

Experimentem também estas saborosas receitas com peito de pato:

INGREDIENTES

Ingredientes para 4 hambúrgueres
Peito de pato 450 g
Gorgonzola 200 g - picante
Tomates Piccadilly 200 g
Salada mista quanto baste
Azeite virgem extra 10 g
Sal fino 1 pitada
Pimenta preta 1 pitada
Pão de hambúrguer 4
Para as cebolas caramelizadas
Cebolas roxas 170 g
Açúcar mascavo 30 g
Água 170 g
Azeite virgem extra 15 g
Para a maionese cítrica
Gemas 2
Sal fino 1 pitada
Pimenta preta 1 pitada
Vinagre de cidra 5 g
Suco de tangerina 20 g
Óleo de girassol 150 g
Casca de laranja 1 - ralado
Tabasco® quanto baste
Para as chips
Batatas 300 g
Óleo de amendoim quanto baste - para fritar
Sal fino 1 pitada

Preparo

Para preparar os hambúrgueres de pato com maionese cítrica, comece removendo a pele e a gordura visível do peito de pato 1. Em seguida, corte a carne em tiras 2 e depois em cubos, para facilitar a picagem com a faca 3.

Do picado obtido, faça 4 hambúrgueres de tamanho igual 4, coloque-os em uma travessa, cubra com filme plástico e transfira para a geladeira para firmar por pelo menos meia hora 5. Enquanto isso, prepare as cebolas: corte-as em fatias finas e coloque-as em uma panela grande onde você já aqueceu um fio de óleo 6.

Adicione o açúcar mascavo e a água 7 e cozinhe as cebolas por cerca de 10 minutos, mexendo frequentemente: estarão prontas quando ficarem bem macias e a água tiver evaporado completamente 8. Agora, prepare a maionese cítrica: coloque as gemas no copo do mixer com uma pitada de sal e pimenta 9.

Esprema então a tangerina 10 e adicione o suco (coado) no copo 11. Junte também o vinagre de maçã 12.

E, começando a bater, adicione o óleo de girassol em fio 13. Complete sua maionese com a casca ralada da laranja 14 e algumas gotas de tabasco 15.

Prepare as chips: lave e seque as batatas, e, com um mandolim, corte-as em rodelas de 1 mm de espessura 16. Frite as chips em óleo abundante pré-aquecido a 170° (você pode usar um termômetro de cozinha para medir a temperatura exata) 17, escorra-as, salgue ligeiramente e deixe-as secar em um papel absorvente 18.

Retire os hambúrgueres da geladeira, pincele-os com pouquíssimo óleo 19 e coloque-os para cozinhar na grelha quente 20. Depois de 2 minutos, vire-os do outro lado, ajuste o sal e pimenta 21, e grelhe por mais 2 minutos (a carne deve permanecer rosa por dentro).

Corte o gorgonzola picante em fatias 22 e distribua sobre os hambúrgueres que você colocou em uma assadeira 23: leve tudo ao forno pré-aquecido a 250° no modo grill por 3 minutos. Corte os pães ao meio e passe-os também pelo grill por 1-2 minutos com a parte interna voltada para cima. Distribua então a maionese na metade inferior 24.

E continue a composição dos pães adicionando as cebolas caramelizadas 25. Corte os tomates em fatias 26 e coloque-os sobre as cebolas 27.

Complete com os hambúrgueres com gorgonzola 28, um pouco de alface, e feche os pães 29. Sirva-os bem quentes, acompanhados pelas chips 30.

Conservação

Os hambúrgueres de pato com maionese cítrica e chips devem ser consumidos logo após serem feitos. Os hambúrgueres crus podem ser conservados na geladeira por no máximo 1 dia, ou podem ser congelados por até 1 mês. A maionese cítrica se conserva na geladeira coberta por 1-2 dias.

Conselho

Se preferir o sabor das cebolas cruas, recomendamos cortá-las finamente e deixá-las de molho em água e vinagre por pelo menos uma hora antes de usar, para torná-las mais digeríveis! No lugar do vinagre de cidra, se não conseguir encontrá-lo, pode usar um bom vinagre de maçã.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.