Almôndegas ao molho da vovó

/5

APRESENTAÇÃO

Alguém falou almôndegas? Só de mencioná-las já dá água na boca, ainda mais se forem almôndegas ao molho da vovó, um prato principal da cozinha caseira que conquista sempre cada nova geração, sem nunca sair de moda. Aqui você encontrará umas ótimas e genuínas almôndegas de carne bovina, primeiro fritas e depois mergulhadas em um delicioso e envolvente Molho de tomate fresco com manjericão, deixando-as duplamente saborosas! Deixe-se tentar por essas convidativas almôndegas ao molho e descubra também outras saborosas receitas de almôndegas:

INGREDIENTES

Ingredientes para cerca de 25-26 almôndegas
Carne moída de boi 500 g
Ovos 2 - médias
Parmigiano Reggiano DOP 50 g - (para ralar)
Pão duro 80 g
Farinha de rosca quanto baste
anchovas em óleo 20 g
Leite inteiro 300 g
Salsa quanto baste
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste
Óleo de amendoim quanto baste
para o molho
Cebolas brancas 1
Passata de tomate 1 l
Sal fino quanto baste
Manjericão quanto baste

Preparação

Para preparar as almôndegas ao molho da vovó, descasque e pique meia cebola 1. Em uma panela, despeje um fio de azeite e a cebola picada 2. Refogue a cebola por cerca de 5 minutos ou até que fique macia, depois adicione o purê de tomate 3 e salgue.

Tempere com as folhas de manjericão 4, cubra com uma tampa 5 e cozinhe por 10-15 minutos. Enquanto o molho cozinha, prepare as almôndegas: em uma tigela, coloque o leite com o pão duro para amolecer.

Em uma tigela, coloque a carne moída, o queijo 7, os ovos 8, o sal, a salsinha picada e as anchovas 9.

Misture para incorporar 10. Enquanto isso, o pão estará amolecido, esprema-o 11 e adicione-o ao restante da mistura 12.

Retire uma porção da mistura e forme as almôndegas 13, passe-as na farinha de rosca 14 e coloque-as em uma bandeja 15.

Aqueça o óleo de sementes para fritura, uma vez que atingir 170°C, mergulhe poucas almôndegas de cada vez 16 e frite até dourar 17. Escorra as almôndegas fritas em uma bandeja forrada com papel toalha 18.

Salgue 19 enquanto ainda estiverem quentes. Enquanto isso, o molho estará pronto; mergulhe aqui as almôndegas fritas 20, distribuindo-as lado a lado 21.

Cubra com a tampa 22 e cozinhe por 10 minutos, virando-as a cada 2-3 minutos 23. As almôndegas ao molho da vovó estão prontas 24, sirva-as com pão torrado.

Conservação

Você pode conservar as almôndegas ao molho da vovó na geladeira cobertas com filme plástico por 2-3 dias. Você também pode congelá-las, tanto cozidas quanto cruas: neste caso, porém, é muito importante que os ingredientes sejam fresquíssimos e não descongelados.

Conselho

Antes de adicionar as folhas de manjericão, bata-as entre as mãos, assim liberarão todo o seu aroma. Sobraram almôndegas ao molho? Use-as para temperar um prato de espaguete!

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.