Almôndegas de painço com legumes e creme de favas

/5

APRESENTAÇÃO

As almôndegas de painço com legumes e creme de favas são uma receita saborosa, ideal para preparar finger foods alternativos. Ótimas para enriquecer de forma original o seu buffet, ou para servir como prato principal leve e gostoso ao mesmo tempo. Uma receita light para o verão, tornada ainda mais saborosa pelo creme de favas que acompanha. O painço, um cereal antigo com múltiplas propriedades e que voltou à moda nos últimos anos por sua versatilidade, é ótimo para a preparação de muitas receitas, como sopas, croquetes ou suflês. O painço, de fato, é perfeito também para preparar almôndegas de maneira inovadora, tanto fritas quanto assadas, que permanecem macias por dentro e crocantes por fora. Além disso, é um cereal sem glúten e rico em vitaminas, assim como a quinoa, sendo ótimo para intolerantes ao trigo ou para dietas sem glúten. Se você está sem ideias e quer surpreender seus amigos com uma receita especial e incomum, experimente preparar estas deliciosas almôndegas de painço com legumes e creme de favas, e você vai deixar todos de boca aberta!

Experimente também esta deliciosa variação: almôndegas de lentilha e quinoa.

INGREDIENTES

Ingredientes para 32 almôndegas
Milha 200 g - descascado bio
Água 550 g
Azeite virgem extra 25 g
Farinha de rosca 50 g - sem glúten
Salsa 5 g - (para triturar)
Cúrcuma em pó 1 pitada
Sal fino 1 pitada
Alho 1 dente
Abobrinhas 100 g
Cenouras 100 g
Chalota 15 g
Berinjelas 100 g
para empanar e cozinhar
Farinha de rosca 40 g - sem glúten
Azeite virgem extra 20 g
para o creme de favas
Grãos de fava 150 g - (descascadas)
Hortelã 2 folhas
Azeite virgem extra 10 g
Sal fino 1 pitada

Preparo

Para preparar as almôndegas de painço com legumes e creme de favas, comece pela preparação do painço. Lave bem o painço sob água corrente fria e escorra 1, pique finamente a cebola 2, e corte a cenoura em cubinhos 3.

Corte, também em cubos, a berinjela 4 e a abobrinha 5 e reserve. Depois, aqueça o óleo em uma panela e adicione o painço 6,

deixe tostar por alguns minutos, mexendo de vez em quando 7, então adicione a água quente aos poucos 8, acrescente sal 9 e deixe cozinhar por 25 minutos.

Uma vez cozido, transfira o painço para uma tigela 10 e deixe esfriar completamente. Em outra panela, refogue a cebola em um fio de óleo em fogo baixo 11, em seguida adicione as cenouras 12,

depois as berinjelas 13 e por último as abobrinhas 14. Tempere com sal 15,

e deixe cozinhar por 20 minutos, regando com uma concha de água quente ou caldo de legumes 16 até que fiquem macios 17. Dedique-se agora à preparação do creme de favas: descasque uma a uma 18,

e uma vez descascadas todas 19, deixe ferver por cerca de 10-15 minutos 20. Em seguida, coloque as favas em um recipiente alto, adicione óleo, hortelã e sal 21

e bata tudo com um mixer de mão 22, até obter uma mistura cremosa 23. Adicione ao painço frio: os legumes 24,

a salsinha picada 25, um dente de alho amassado 26 e a cúrcuma 27.

Por último, adicione 50 g de farinha de rosca sem glúten 28 para obter uma consistência adequada para moldar as almôndegas. Em seguida, modele as almôndegas 29 pegando cerca de 25 g de mistura de cada vez e dando uma forma redonda e ligeiramente achatada, então passe cada almôndega na farinha de rosca 30 e continue assim até terminar a massa.

Cozinhe as almôndegas em uma frigideira antiaderente com um pouco de óleo extravirgem de oliva 31, dourando bem de ambos os lados 32 para obter uma superfície crocante e saborosa. Se preferir, também pode assá-las em forno estático a 180° por 18-20 minutos ou em forno ventilado a 160° por 10-15 minutos. Sirva suas almôndegas de painço com legumes como entrada ou como prato principal junto com o creme de favas 33.

Conservação

Você pode conservar as almôndegas de painço com legumes na geladeira por um dia se estiverem cruas, ou por dois ou três dias no máximo se já estiverem cozidas, sempre conservando-as em um recipiente hermético. Você pode congelar as almôndegas cruas e depois cozinhá-las quando necessário.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.