Almôndegas de espelta com ricota e legumes

/5

APRESENTAÇÃO

Como resistir a um prato de almôndegas? Sejam de carne, leguminosas ou vegetais ou temperadas como as almôndegas de cúrcuma, a tentação de roubar uma e comê-la de uma só vez é muito forte! Mas também com cereais podemos criar variações deliciosas: para ampliar nossa gama de almôndegas vegetarianas, hoje propomos as almôndegas de espelta, ricota e legumes, uma entrada rústica feita com ingredientes simples e genuínos. Vagem, favas e flores de abóbora se juntam a um dos cereais mais antigos do mundo, apreciado pelo alto teor de fibras e proteínas, para dar forma a tentadoras croquetes douradas. Uma receita tão nutritiva quanto apetitosa, e por isso perfeita também para os pequenos! Não os repreenda quando estenderem a mãozinha para pegar uma escondido... as almôndegas de espelta, ricota e legumes, ainda quentes e perfumadas, vão literalmente desaparecer!

Experimente também as almôndegas de lentilhas e quinoa, saborosas e genuínas!

INGREDIENTES

Ingredientes para cerca de 20 almôndegas
Espelta perolada 250 g
Ricota de vaca 200 g
Vagens 120 g
Flores de abobrinha 100 g
Grãos de fava 40 g - (já debulhadas)
Farinha de rosca 100 g
Queijo pecorino 50 g - para ralar
Ovos 1
Funcho selvagem quanto baste
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste
para fritar
Óleo de girassol 1 l
para enfeitar
Sal grosso quanto baste

Preparação

Para preparar as almôndegas de espelta, ricota e legumes, primeiro ferva a espelta por cerca de 10 minutos 1. Após o tempo de cozimento, escorra a espelta e passe-a rapidamente em água fria 2, depois coloque em uma tigela grande que você vai deixar de lado por enquanto. Passe para a preparação dos legumes: lave a vagem, corte as extremidades e corte em rodelas 3,

em seguida, limpe delicadamente as flores de abóbora, remova o talo interno e pique-as com uma faca 4; finalmente, pique grosseiramente as favas já descascadas 5. Pegue a tigela com a espelta e adicione a vagem 6,

as favas, as flores de abóbora 7, o funcho que você já picou 8, a ricota 9,

o Pecorino ralado 10, a farinha de rosca 11, o ovo 12, sal e pimenta.

Misture bem todos os ingredientes e com a massa obtida forme bolinhas de aproximadamente 60 g cada 13. Achate-as levemente com as mãos e coloque-as em uma bandeja à medida que forem moldadas: com essas quantidades, você obterá 20 unidades 14. Enquanto isso, aqueça o óleo de sementes em uma panela até atingir a temperatura de 170° (você pode verificar a temperatura com um termômetro de cozinha). Frite poucas almôndegas de cada vez 15, virando-as de ambos os lados, por um tempo total de cerca de 5 minutos.

Quando as almôndegas estiverem uniformemente douradas, retire-as do óleo com uma escumadeira 16 e coloque-as para escorrer sobre uma folha de papel para frituras 17. Continue com todas as outras, depois polvilhe com um pouco de sal grosso (ou sal de maldon). Suas almôndegas de espelta, ricota e legumes estão prontas para serem servidas bem quentes 18!

Conservação

As almôndegas de espelta, ricota e legumes podem ser conservadas na geladeira por até 3 dias. Não é recomendada a congelação.

Sugestão

Personalize a receita ao seu gosto, substituindo os legumes conforme a estação e a disponibilidade. Como alternativa à ricota, você pode usar a crescença ou outro tipo de queijo cremoso. Se desejar um molho de acompanhamento, pode preparar um perfumado creme de favas seguindo as instruções da receita das almôndegas de painço com legumes, ou optar por iogurte grego aromatizado com hortelã e raspas de limão.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.