Arancini de arroz venere e peixe
- Energía Kcal 840
- Carboidratos g 72.3
- dos quais açúcares g 3.4
- Proteína g 22.9
- Gorduras g 50.2
- das quais gorduras saturadas g 9.99
- Fibra g 2.9
- Colesterol mg 184
- Sódio mg 681
- Dificuldade: Fácil
- Tempo de preparação: 25 min
- Tempo de cozimento: 45 min
- Porção: 4
- Custo: Médio
APRESENTAÇÃO
Os Arancini de arroz, que paixão! Nesta receita, propomos uma alternativa aos famosos timbales de arroz sicilianos recheados com ragu e ervilhas. Os arancini de arroz venere e peixe, de fato, são feitos com arroz negro, uma qualidade preciosa de grãos conhecida na China há séculos, mas, até o século XIX, reservada exclusivamente para os banquetes do Imperador devido à sua raridade. O arroz venere tem um aroma muito particular que lembra a fragrância do pão recém-saído do forno e combina muito bem com o peixe, por isso já realizamos outra receita com essa combinação: os copinhos de arroz venere e espada, simples e saborosos. Nesta receita, fizemos um recheio de camarões, lagostins e salmonetes, com a adição de ervilhas que constituem o rico recheio dos arancini. Para tornar os arancini mais compactos quando forem formá-los, adicione ao arroz venere em cozimento duas colheres de sopa de amido de arroz, pois essa qualidade de grãos contém pouquíssimo!
INGREDIENTES
- Ingredientes para 10-12 arancini
- Venere arroz preto 300 g
- Chalota 1
- Vinho branco 50 ml
- Amido de arroz 2 colheres
- Azeite virgem extra quanto baste
- Sal fino quanto baste
- Sopa de peixe quanto baste
- Pimenta preta quanto baste
- Para o recheio
- Camarões 200 g
- Lagostins 200 g
- Salmonete 200 g
- Ervilhas 150 g
- Alho 1 dente
- Azeite virgem extra quanto baste
- Sal fino quanto baste
- Para o cozimento
- Ovos 2 - médias
- Sementes de gergelim preto quanto baste
- para fritar
- Óleo de amendoim quanto baste
Preparação
Para preparar os arancini de arroz venere e peixe, comece pela limpeza do peixe (as cabeças e as carapaças serão usadas para o Caldo de peixe). Para a Como limpar os camarões, destaque delicadamente a cabeça, as patinhas e retire a carapaça: use estas partes para preparar o caldo de peixe.
Retire com uma pinça o intestino dos camarões 4, o filete negro central. Depois, limpe também os lagostins, destacando a cabeça e cortando com a tesoura a carapaça para retirar a polpa; retire também o intestino e pique tanto os camarões quanto os lagostins. Por último, pegue os salmonetes já limpos (alternativamente, abra-os para retirar as vísceras), faça um corte nos salmonetes na parte superior inserindo a lâmina da faca perto da cabeça e filete-os 5, cuidando de retirar as espinhas dos filés com uma pinça. Em seguida, pique os filés obtidos 6.
Reserve as preparações do peixe e dedique-se ao cozimento do arroz venere: pique a cebola échalote 7 e coloque-a em uma panela ampla com um fio de azeite 8. Refogue em fogo baixo evitando queimar a cebola, depois adicione o arroz venere 9.
Toque o arroz, depois de 5 minutos adicione o vinho branco 10 e aos poucos o caldo de peixe 11 para favorecer o cozimento do arroz venere (o cozimento dessa qualidade de arroz é muito longo, você pode reduzir o tempo usando uma panela de pressão ou comprando arroz venere pré-cozido). Perto do final do cozimento, adicione um pouco de amido de arroz que tornará os arancini mais compactos quando for formá-los. Termine o cozimento e apague o fogo 12.
Enquanto o arroz venere cozinha, em outra panela, despeje bastante óleo e doure um dente de alho 13. Em seguida, adicione o peixe picado anteriormente 14, sal e pimenta a gosto 15 e cozinhe por 2 minutos.
Adicione as ervilhas 16 e cozinhe por alguns minutos (se usar ervilhas congeladas, pode fervê-las por alguns minutos em água fervente); depois retire o alho e desligue o fogo. Deixe esfriar as preparações e, uma vez frias, você pode formar os arancini: umedeça as mãos com um pouco de óleo, depois achate um pouco de arroz na palma da mão e faça uma cavidade no centro. Coloque o recheio dentro do arroz 17 e feche 18 formando uma bolinha. Para dar a forma clássica do arancino, forme a bolinha e depois aperte uma parte para formar um ápice.
Em uma tigela, bata os ovos e prepare as sementes de gergelim preto; depois passe os arancini primeiro no ovo batido e depois no gergelim preto 19, cobrindo cuidadosamente toda a superfície. Frite um ou dois arancini de cada vez em bastante óleo vegetal (não deve ultrapassar a temperatura de 170°C) 20, depois coloque-os em uma bandeja coberta com papel absorvente 21. Sirva seus arancini quentes ou mornos!