Caldo de peixe

/5

APRESENTAÇÃO

O fundo de peixe é um caldo feito com as espinhas dos peixes, principalmente aquelas dos peixes brancos. A técnica utilizada é a mesma do fumê de crustáceos, onde em vez das espinhas se utilizam as cascas. Enquanto este último tem um sabor mais rico, o fundo de peixe é mais delicado, embora conserve um intenso aroma de mar. Ambos são perfeitos na preparação de risotos, Sopa de peixe, como a clássica bisque e muitos outros pratos.
Os melhores peixes para preparar o fundo de peixe são o linguado, a merluza, o rodovalho, a dourada ou, de maneira geral, todos aqueles peixes de carne não muito gordurosa e de sabor delicado. Raramente são utilizados o salmão ou a perca, de carne medianamente gordurosa, enquanto geralmente se evita utilizar o arenque ou a cavala, que são decididamente muito gordurosos e de sabor muito marcante. O fundo de peixe, além de ser uma fantástica receita anti-desperdício, é indispensável se você deseja preparar pratos saborosos e deliciosos!

Aqui estão algumas receitas com o fundo de peixe para experimentar:

  • Lasanha de peixe
  • Bouillabaisse
  • Risoto de peixe perca
  • Espaguete alla acqua pazza

INGREDIENTES
Para cerca de 1l de fundo de peixe
Peixe 1 kg - (apenas espinhas de dourado, robalo e bacalhau)
Cebolas 100 g
Aipo 100 g
Cenouras 100 g
Vinho branco 150 g
Água 1 l
Sal fino quanto baste
Pimenta-do-reino em grãos 5
Azeite virgem extra quanto baste

Preparação

Para preparar o fundo de peixe, primeiro, pegue as espinhas dos peixes. É bom eliminar as cabeças porque podem liberar um gosto muito amargo; além disso, se preferir um fundo mais límpido, pode deixar as espinhas em água corrente por 30 minutos. Enquanto isso, corte grosseiramente a cenoura descascada 1, o aipo 2 e a cebola previamente descascada 3.

Despeje em uma panela um fio de óleo; aqueça em fogo alto e adicione as espinhas 4, depois junte os legumes 5 e uma pitada de sal 6.

Adicione a pimenta preta 7, misture e cozinhe por 5 minutos. Em seguida, adicione o vinho branco e deixe evaporar completamente 8 antes de adicionar a água 9.

Cozinhe por 30 minutos mantendo uma fervura média-baixa, diminuindo o fogo. De tempos em tempos, retire a espuma com uma escumadeira 10, depois coe com uma peneira de malha fina 11, recolhendo o fundo em uma tigela 12. O fundo de peixe está pronto, use-o para suas receitas!

Conservação

Conserva-se na geladeira fechado por 2 dias. Em alternativa, é possível congelá-lo.

Conselho

O ideal seria usar espinhas provenientes de peixes brancos, como dourada, robalo, arraia, linguado, dentão, etc.

Também podem ser usados peixes de carne vermelha, mas obterá um fundo mais forte. Desaconselhado, no entanto, o peixe azul, como cavalas ou sardinhas, etc., pois não são adequados para este tipo de preparação, deixam cheiro e sabor desagradáveis.

Se quiser usar o bacalhau, use-o apenas se for com outros peixes porque é muito gorduroso, então, se for com outros, fica bom, um fundo só de bacalhau ficaria muito gorduroso. Para os outros tipos, pode-se dizer que é possível fazer um fundo com apenas uma única tipologia de peixe, sem problema.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.