Tortillas de milho
- Fácil
- 27 min
- Kcal 229
Poderíamos dizer que as arepas são para a Venezuela como o pão é para a Itália e as tortillas são para o México! Estas deliciosas panquecas de farinha de milho são, de fato, a base da alimentação diária em alguns países da América do Sul, incluindo a Colômbia e, claro, a Venezuela. A diferença entre essas duas versões está principalmente no modo como são recheadas: no primeiro caso, usam-se principalmente ovos e queijo, enquanto no segundo, pode-se brincar com os ingredientes mais variados e saborosos, como feijão, legumes, abacate, atum, frango ou carne de boi desfiada, sem esquecer das versões doces! Naturalmente sem glúten, a massa das arepas precisa de apenas poucos minutos de descanso antes de ser cozida em uma simples frigideira e pode se tornar também uma maneira original de utilizar as sobras... deixem-se guiar pela sua imaginação e contem-nos como serviram suas arepas venezuelanas!
Para preparar as arepas, peguem uma tigela grande e coloquem dentro a água 1, o sal 2 e o óleo 3, depois mexam para dissolver o sal.
Adicionem a farinha aos poucos enquanto misturam a mistura com os dedos 4. Misturem bem todos os ingredientes 5 até obter uma mistura macia, mas compacta e não pegajosa 6. Deixem descansar na tigela por 3 minutos para permitir que a farinha absorva a água de forma uniforme.
Depois desse tempo, dividam a massa obtida em porções de cerca de 90 g cada 7: formem bolinhas 8 e achatem-nas na palma da mão até uma espessura de 1,5 cm 9,
depois modelem-nas na bancada para obter uma forma regular 10. Depois de formarem os discos 11, aqueçam o óleo em uma frigideira 12
e cozinhem as arepas em fogo médio por 4 minutos de um lado 13 e 3 minutos do outro 14, até começarem a dourar e a formar manchas mais escuras. Suas arepas venezuelanas estão prontas para serem recheadas e saboreadas 15!