Crepe sem glúten

/5

APRESENTAÇÃO

As crepes clássicas são originárias da França e inspiraram muitas preparações doces e salgadas... graças à receita de crepe sem glúten, mesmo aqueles que precisam seguir uma dieta sem glúten poderão desfrutar de sua bondade e versatilidade! Essas deliciosas panquecas são feitas com farinha de arroz e, assim como as originais, se prestam a mil variantes: escolhemos recheá-las com creme de leite e frutas frescas, mas também serão deliciosas com um recheio salgado. Se você está em busca de uma alternativa para celíacos ou simplesmente quer experimentar uma massa mais leve, as crepes sem glúten são uma base perfeita para liberar sua criatividade!

Se você está procurando outras receitas de doces sem glúten, aqui está uma pequena seleção:

  • Bolo sem glúten
  • Panqueca sem glúten
  • Pão de ló sem glúten
  • Torta sem glúten

INGREDIENTES

para 8 crepes
Farinha de arroz sem glúten 200 g
Ovos 150 g - (cerca de 3 médias) em temperatura ambiente
Leite 350 g - em temperatura ambiente
Manteiga 50 g
Sal quanto baste
Para untar a crepeira
Manteiga quanto baste
Para rechear
Creme de leite fresco líquido 300 g
Açúcar 30 g
Fava de baunilha 1
Frutas vermelhas quanto baste
Morangos quanto baste
Para decorar
Açúcar de confeiteiro sem glúten quanto baste

Preparo

Para preparar as crepes sem glúten, primeiro derreta a manteiga no micro-ondas ou em banho-maria e deixe esfriar. Em uma tigela, coloque os ovos com uma pitada de sal 1 e o leite 2, depois misture com um batedor manual. Adicione a manteiga derretida e morna 3 e misture novamente.

Agora adicione a farinha de arroz 4 e misture cuidadosamente para que a massa não forme grumos 5. Unte levemente com manteiga uma crepeira de 24 cm de diâmetro (ou uma frigideira antiaderente do mesmo tamanho) e despeje no centro uma concha de massa 6.

Gire a panela para distribuir uniformemente a massa por toda a superfície e cozinhe em fogo médio-baixo por um minuto. Quando as bordas começarem a se soltar, vire com a ajuda de uma espátula 7 e cozinhe por mais um minuto do outro lado. Proceda da mesma forma até acabar a massa; com estas quantidades, você obterá cerca de 8 crepes de 20 cm. À medida que as crepes ficarem prontas, empilhe-as em um prato 8. Para o recheio, coloque o creme de leite em uma tigela e adicione as sementes da vagem de baunilha 9.

Adicione o açúcar 10 e bata com batedeiras elétricas 11. Distribua o creme na metade da superfície da crepe 12.

Adicione frutas frescas de sua escolha, como morangos, mirtilos e framboesas, depois dobre a crepe ao meio 13. Polvilhe com açúcar de confeiteiro 14 e sirva sua crepe sem glúten 15!

Conservação

As crepes sem glúten podem ser conservadas na geladeira por um dia.

Você pode congelá-las após o cozimento: disponha uma crepe sobre a outra, intercalando com folhas de papel manteiga, e finalmente embrulhe com filme plástico. Antes de usar a quantidade desejada, basta deixá-las descongelar e depois recheá-las a gosto.

Conselho

Você pode substituir a farinha de arroz com farinha de trigo sarraceno.

Experimente também as crepes sem ovos e as crepes sem leite, deliciosas variações para todos os gostos... e necessidades!

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.