Bacalhau em tempura com brócolis

/5

APRESENTAÇÃO

Uma entrada de peixe perfeita para as festas, para todos os amantes do Bacalhau frito: bacalhau em tempura com brócolis. Veja como é fácil realizar (com alguns cuidados) a Tempura, a típica massa da culinária japonesa utilizada para fritar peixe e legumes. Um prato delicado, em perfeito equilíbrio entre maciez e crocância. Para acompanhar o bacalhau em tempura escolhemos os brócolis tanto em creme quanto inteiros, para dar cor e uma experiência de sabor adicional ao prato. Esta entrada é ideal para ser preparada para um menu de Ano Novo, à base de peixe, para a véspera ou para um menu de Natal criativo. Variando o legume de acordo com as estações, você terá uma entrada perfeita para qualquer ocasião!

Descubra também:

 

INGREDIENTES

para o bacalhau em tempura
Bacalhau dessalgado 500 g
Farinha de arroz 100 g
Farinha tipo 00 100 g
Água com gás 300 g - fria
Óleo de amendoim quanto baste - para fritar
para o creme de brócolis
Brócolis 1
anchovas em óleo 30 g
Alho 1 dente
Azeite virgem extra quanto baste
Sal fino quanto baste
para as cebolas caramelizadas
Cebolas roxas 2
Vinagre balsâmico 1 colher
Açúcar mascavo 1 colher
Louro 1 folha
Azeite virgem extra quanto baste

Preparação

Para preparar o bacalhau em tempura com brócolis, a primeira coisa a fazer é preparar a massa. Em uma tigela, coloque a farinha, a farinha 00 e a água com gás gelada 1. Misture com um garfo 2 e não se preocupe se não estiver perfeitamente lisa 3. Cubra com filme plástico e coloque na geladeira por cerca de 30 minutos, ou pelo tempo necessário para continuar com outras preparações.

Limpe o brócolis e separe as florzinhas 4; retire a casca do talo e corte-o em cubos. Escalde tudo em água salgada por 4 minutos 5, depois escorra e transfira para água gelada 6.

Enquanto isso, prepare um refogado com óleo, alho e as anchovas. Uma vez derretidas, adicione os brócolis escorridos 7. Salteie por mais 5 minutos, depois retire o dente de alho 8 e transfira os brócolis para um recipiente alto e estreito 9. Reserve algumas florzinhas para a decoração dos pratos e bata o restante, adicionando uma concha de água do cozimento até obter um creme.

Prepare também as cebolas caramelizadas. Descasque e corte-as em fatias 10. Coloque-as em uma panela com óleo 11 e adicione o vinagre balsâmico 12.

Adicione também o açúcar mascavo 13, uma folha de louro 14 e cozinhe em fogo baixo por 15 minutos. As cebolas devem ficar bem caramelizadas 15.

Retire a pele do bacalhau 16, elimine as espinhas com uma pinça 17 e corte-o em cubos grandes 18.

Imersa o bacalhau na massa, de modo a cobrir os cubos uniformemente 19. Depois mergulhe-os no óleo quente 20, poucos de cada vez, para não baixar a temperatura do óleo 20. Escorra-os quando estiverem dourados 21.

Transfira o bacalhau frito para uma bandeja com papel de cozinha 22. Continue com o restante da fritura e então monte o prato: no fundo, coloque o creme de brócolis quente, os pedaços de bacalhau e as florzinhas de brócolis 23. Coloque sobre o peixe também a cebola caramelizada e sirva imediatamente o seu bacalhau em tempura com brócolis 24!

Conservação

Recomendamos fritar o bacalhau em tempura na hora.

As outras preparações podem ser feitas com algumas horas de antecedência. Exceto a massa que deve estar fria, aqueça o restante antes de montar o prato.

Conselho

Com a pele do bacalhau, você pode fazer deliciosos chips: basta limpá-la bem e assá-la no forno!

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.