Tempura

/5

APRESENTAÇÃO

A tempurá é um dos pratos mais conhecidos e amados da culinária do Sol Nascente, além de ser um dos mais pedidos nos restaurantes ao redor do mundo, trata-se de uma deliciosa mistura de crustáceos e verduras empanadas. Poucos sabem que a receita na verdade tem origens europeias, mais precisamente portuguesas, mas a maestria que caracteriza essa preparação é inquestionavelmente japonesa. A temperatura da água, a adição de gelo, a consistência heterogênea da massa e a ausência de tempos de descanso são apenas algumas das estratégias que permitem obter uma fritura leve, arejada e ao mesmo tempo crocante! Lendo as dicas no final da receita, você descobrirá o porquê dessas precauções, além de algumas astúcias extras colocadas em prática pelos cozinheiros mais experientes... mas mesmo se você for iniciante, basta seguir nossas instruções para servir uma tempurá de verduras e de crustáceos de lamber os dedos! Desta vez, porém, deixe de lado o molho de soja: a tempurá, de fato, é tradicionalmente acompanhada de um molho agridoce chamado tentsuyu, junto com daikon e gengibre ralado. O molho de soja, por outro lado, será perfeito para acompanhar as outras especialidades do seu menu made in Japan, como sushi e gyoza!

Não perca também a receita de outro grande clássico da culinária japonesa: o ramen!

INGREDIENTES

Ingredientes
Camarões 500 g - para limpar
Cenouras 100 g
Abobrinhas 100 g
para a massa
Água com gás 300 g - gelada
Farinha de arroz 100 g
Farinha tipo 00 100 g
Gelo quanto baste
para fritar
Óleo de girassol quanto baste

Preparação

Para realizar a tempurá, primeiro certifique-se de que os ingredientes para a massa estejam bem frios, então coloque a água no congelador até o momento de usá-la (verifique se não congela). Passe à preparação dos camarões: remova delicadamente a cabeça 1, as pernas e o carapaça, deixando apenas o rabo, depois retire o filamento preto que se encontra nas costas ajudando-se com um palito de dente ou com a ponta de uma faquinha 2. Por fim, achate ligeiramente os camarões limpos usando um pequeno rolo de massa, para evitar que se curvem durante a fritura 3; como alternativa, você pode fazer cortes diagonais pouco profundos ao longo das costas.

Agora, cuide das verduras: corte as pontas e divida as abobrinhas ao meio 4, depois corte-as em fatias de poucos mm de espessura 5; se preferir, você pode fazer palitos. Proceda da mesma forma também com as cenouras 6.

Neste ponto, você pode preparar a massa: despeje a farinha de trigo e a de arroz em uma tigela 7, misture e transfira a tigela para um recipiente maior que você terá enchido com cubos de gelo 8. Adicione a água com gás gelada e misture muito brevemente com um batedor ou um garfo 9: você não deve obter uma massa lisa, mas sim granulosa.

Despeje o óleo de sementes em um wok ou em uma panela de bordas altas e aqueça-o a uma temperatura de 170°-180°. Se você não tiver um termômetro, pode verificar a temperatura deixando cair uma gota de massa no óleo: se afundar pela metade e depois subir rapidamente, significa que o óleo está pronto para fritar. Mergulhe os camarões na massa 10, deixando escorrer o excesso, depois mergulhe-os no óleo quente 11 e frite por 1-2 minutos. Para obter um resultado mais volumoso, você pode pegar um pouco de massa com os dedos e deixá-la cair diretamente sobre os camarões, assim formará crostas crocantes. Conforme estiverem prontos, retire os camarões do óleo 12 e coloque-os em papel absorvente. A massa não deve ficar dourada durante a fritura, mas deve permanecer branca.

Cubra de massa também as verduras e frite-as 13, sempre cuidando para não adicionar muitos pedaços de uma só vez para evitar que a temperatura do óleo baixe, depois escorra em papel absorvente 14. Sua tempurá está pronta para ser servida simplesmente com um pouco de sal ou acompanhada do molho agridoce 15!

Conservação

Recomenda-se consumir a tempurá imediatamente para aproveitar toda a sua crocância.

Conselho

O segredo para uma ótima tempurá está em obter uma massa com grumos! Parece estranho? O motivo é evitar que se desenvolva muito glúten e é por isso que os ingredientes devem ser misturados o mínimo possível, tanto que alguns sugerem usar os hashis limitando-se a desenhar 8 dentro da tigela.

Outra garantia de sucesso é o choque térmico que ocorre quando os ingredientes frios entram em contato com o óleo quente: por isso é muito importante manter a temperatura da massa baixa, tanto que alguns colocam até a farinha na geladeira antes de usá-la! A propósito da farinha, você pode tranquilamente usar apenas a de arroz se quiser fazer uma tempurá sem glúten.

No que diz respeito aos ingredientes para fritar, você tem muitas opções: abóbora, berinjela, batata-doce, cogumelos shiitake, cebolas, vagens, aspargos, pimentões... o importante é que sejam verduras da estação, porque cozinham pouco e mantêm seu sabor intacto. Como alternativa aos camarões, você pode usar também lulas, sépias ou vieiras!

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.