Baci di dama com avelãs

/5

APRESENTAÇÃO

"Me dá mil beijos, e depois cem, depois outros mil e depois outros cem". Assim o poeta Catulo declamava seu amor incontido por Lésbia. Nos inspiramos nesses beijos apaixonados para a receita de pequenas delícias fragrantes: os baci di dama com avelãs. Esses biscoitos saborosos, preparados com uma massa à base de farinha de avelã e recheados com um delicioso creme de gianduia, são uma alternativa válida à receita clássica piemontesa que prevê uma massa à base de amêndoas. O nome bacio di dama acredita-se que possa derivar justamente da forma dos docinhos compostos por dois discos de massa unidos que lembram, de fato, um beijo entre amantes. Realize também vocês essas joias da confeitaria italiana em ocasiões de festas, aniversários ou buffets: o sucesso é garantido!

INGREDIENTES
Ingredientes para 22 baci
Farinha tipo 00 250 g
Farinha de avelã 120 g
Chocolate gianduia 50 g
Ovos 48 g - (aproximadamente 1)
Manteiga 190 g - em temperatura ambiente
Açúcar 120 g - granulado
Sal fino 1 pitada

Preparação

Para preparar os baci di dama com avelãs, coloque a manteiga em temperatura ambiente e previamente cortada em cubos na tigela de uma batedeira planetária equipada com a pá. Em seguida, adicione o açúcar refinado 1, ligue a máquina em velocidade baixa 2 e misture tudo por cerca de dez minutos. Uma vez obtido um creme levemente montado, acrescente o ovo 3 e deixe que seja totalmente absorvido.

Neste ponto, adicione o sal 4, trabalhe por mais alguns minutos e desligue a batedeira por um momento 5. Peneire a farinha 00 diretamente dentro da tigela,

e também adicione a farinha de avelã, peneirando-a também 7. Ligue novamente a máquina 8 e deixe que as farinhas sejam completamente absorvidas 9.

Somente quando tiver obtido uma mistura uniforme 10, transfira-a para uma superfície levemente enfarinhada e trabalhe-a com as mãos ou com uma espátula, para não aquecê-la demais, até dar-lhe a forma de um bloco 11. Envolva-o em filme plástico 12 e coloque-o na geladeira para endurecer por pelo menos 1 hora.

Passado esse tempo, pegue seu bloco e corte-o 13 em 44 pedaços; então, com as mãos, dê a cada pedacinho de massa uma forma esférica 14, coloque-os em uma bandeja forrada com papel manteiga e coloque-os novamente na geladeira para endurecer por 30 minutos. Neste ponto, transfira suas bolinhas para uma assadeira, sempre forrada com papel manteiga 15, e asse tudo em forno estático pré-aquecido a 180°C por 20-22 minutos (ou em forno ventilado a 175°C por 20 minutos).

Uma vez assadas 16, transfira as bolinhas para uma grade 17 e deixe-as esfriar completamente. Enquanto isso, prepare o recheio: pegue o chocolate gianduia e corte-o em cubos 18,

então derreta-o 19 em banho-maria ou no micro-ondas, ligando-o por 30 segundos de cada vez e mexendo o chocolate antes de aquecê-lo novamente. Uma vez derretido, deixe esfriar, mexendo de vez em quando, até obter uma consistência bastante densa. Transfira o chocolate para um saco de confeitar e espalhe um pouco na parte plana de uma bolinha, depois feche com outra bolinha. Complete os baci di dama com avelãs dessa maneira e deixe-os descansar por cerca de 20 minutos em uma grade: quando o chocolate gianduia estiver seco, os biscoitinhos permanecerão unidos e estarão prontos para serem degustados!

Conservação

Você pode conservar os baci di dama com avelãs fechados em uma lata, por no máximo 4-5 dias.
Uma vez feita, a massa crua pode ser congelada para ser descongelada e usada posteriormente.

Conselho

Se desejar, você pode substituir o recheio de gianduia por chocolate de outro tipo (amargo, ao leite ou branco).

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.