Batatas e pimentões cruschi

/5

APRESENTAÇÃO

As batatas e pimentões cruschi são um dos pratos mais representativos da Basilicata.
Para preparar este saboroso acompanhamento, utilizam-se os pimentões cruschi: pimentões vermelhos doces secos. Tradicionalmente, os pimentões frescos eram enfiados em fios de algodão, formando colares que eram pendurados fora de casa, na grade da varanda, para secar.
O termo cruschi, que significa crocantes no dialeto lucano, refere-se à crocância obtida com o processo de secagem.
A preparação das batatas e pimentões cruschi é simples de realizar: frite os pimentões cruschi na frigideira até ficarem fragrantes e crocantes, depois ferva as batatas e corte-as em fatias que você vai fritar na frigideira, finalmente, una as batatas com os pimentões e o prato está pronto!
O resultado será um prato muito saboroso para acompanhar carnes vermelhas ou peixes, como por exemplo o bacalhau.

Descubra outras deliciosas receitas com pimentões cruschi:

  • Spaghetti com pimentões cruschi e farinha de rosca
  • Linguine com vôngoles e pimentões cruschi
  • Risoto com manteiga, anchovas e pimentões cruschi

 

INGREDIENTES
Batatas 800 g
Pimentas crocantes 100 g
Azeite virgem extra quanto baste
Sal fino quanto baste

Preparação

Para preparar as batatas e pimentões cruschi, comece fervendo as batatas por 10 minutos 1 (serão suficientes 5 minutos se você usar uma panela de pressão) para que amoleçam, mas não desmanchem 2. Descasque as batatas 3

corte-as em fatias de cerca de meio cm 4 e reserve. Coloque uma colher de sopa de óleo em uma frigideira 5 e frite os pimentões, um de cada vez 6. O óleo deve estar bem quente e os pimentões devem cozinhar por poucos segundos: o tempo de inflar e adquirir uma cor vermelha intensa.

Escorra os pimentões cruschi em uma bandeja coberta com papel toalha 7. Corte os pimentões cruschi em pedaços não muito pequenos 8 e reserve-os. Agora, cozinhe as fatias de batatas em fogo alto na mesma frigideira e no mesmo óleo de cozimento dos pimentões 9.

O cozimento durará cerca de 15 minutos até que as batatas fiquem bem douradas 10. Ajuste o sal e adicione os pimentões cruschi cortados em pedaços 11. Salteie juntos por alguns minutos, tomando cuidado para não desmanchar os legumes, desligue o fogo 12 e sirva imediatamente as batatas e pimentões cruschi.

Conservação

Consuma imediatamente as batatas com os pimentões cruschi ou guarde-os na geladeira por, no máximo, um dia.

Curiosidades

Os pimentões secos são produzidos usando uma qualidade particular de pimentão caracterizada por uma espessura fina do fruto e um baixo teor de água, essas peculiaridades permitem acelerar o processo de secagem, que consiste em conservar os pimentões recém-colhidos por dois ou três dias em redes em locais frescos e secos; depois, os pedúnculos são enfiados com um barbante formando colares chamados 'serte', que secam ao sol, pendurados nas grades. Uma vez secos, os pimentões cruschi podem ser degustados sozinhos, mas frequentemente são esfarelados para temperar pratos tradicionais, como as orecchiette com brócolis rabe ou os cavatelli 'ammollicati' (cavatelli com migalhas de pão dormido fritas em óleo e alho).

Conselho

Vale a pena procurar os pimentões cruschi. Eles são uma verdadeira iguaria lucana, um produto supertípico que você pode encontrar em lojas especializadas em produtos do Sul da Itália: uma vez que você entre, temos certeza de que sairá com um monte desses pimentões na sua versão 'patatinada'. Ou seja, passados no forno, pontiagudos e finos como são, tornam-se crocantes como batatinhas. Não há nada remotamente equivalente, então boa busca!

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.