Linguine com vôngoles e pimentões cruschi
- Dificuldade: Médio
- Tempo de preparação: 60 min
- Tempo de cozimento: 20 min
- Porção: 4
- Custo: Alto
- Notas + 1 h para purgar os vôngoles
APRESENTAÇÃO
As linguine com vôngoles e pimentões cruschi são um delicioso primeiro prato do jovem Davide Marzullo, chef emergente da Trattoria Contemporânea, uma estrela em ascensão na cena da gastronomia, pronto para transformar ingredientes simples da nossa tradição em uma obra de arte culinária. Os protagonistas desta receita são os vôngoles, pequenos moluscos de sabor intenso, e os pimentões cruschi fritos, uma excelência lucana que dará caráter a este prato. O que tornará especial esta massa será a finalização com a manteiga de salsinha que, além de conferir uma nota aromática às linguine, as deixará incrivelmente cremosas. Você encontrará neste prato uma mistura de sabores perfeitamente equilibrada, onde a nota salgada dos vôngoles harmoniza-se com a frescura herbácea da salsinha e o caráter robusto dos pimentões cruschi, um entrelaçamento de aromas e sabores que remete a cada mordida aos sabores típicos mediterrâneos. Experimente também em casa preparar estas deliciosas linguine com vôngoles e pimentões cruschi seguindo nossa receita!
Descubra outras saborosas receitas com pimentões cruschi:
- Spaghetti com pimentões cruschi e farinha de rosca
- Batatas e pimentões cruschi
- Risoto manteiga, anchovas e pimentões cruschi
INGREDIENTES
- Linguine 320 g
- Tremoços 1 ½ kg
- Alho 1 dente
- Salsa 3 - (os talos)
- Vinho branco seco quanto baste
- Molho de anchova 1 colher
- Casca de limão quanto baste
- Azeite virgem extra quanto baste
- Sal fino quanto baste
- Pimenta preta quanto baste
- para o óleo de alho
- Azeite virgem extra 100 g
- Alho 1 dente
- para os pimentões cruschi
- Pimentas crocantes 10 g
- Pão duro 100 g
- Azeite virgem extra quanto baste
- Sal fino quanto baste
- Óleo de amendoim 300 g - (para fritar)
Preparação
Para preparar as linguine com vôngoles e pimentões cruschi comece purgando os vôngoles que você terá deixado de molho por uma hora em uma tigela com água fria e sal grosso. Dose o sal considerando que deve corresponder a 10% da quantidade de água 1 2. Após o tempo de purga, escorra os vôngoles 3.
Em uma panela, coloque um fio de azeite de oliva, os talos de salsinha, um dente de alho com casca e a pimenta cortada ao meio 4. Deixe pegar sabor até que o óleo esteja bem quente, então adicione os vôngoles 5 e cubra imediatamente com a tampa 6.
Depois de cerca de um minuto, adicione o vinho branco 7, cubra novamente com a tampa 8 e deixe cozinhar por cerca de 2-3 minutos para que se abram. Neste ponto, desligue o fogo e escorra os vôngoles usando uma peneira, coletando o líquido de cozimento em uma tigela 9; será usado mais adiante na preparação.
Agora reúna os frutos em uma tigela e elimine as conchas vazias 10; é muito importante eliminar também os vôngoles que permaneceram fechados após o cozimento porque estão cheios de areia. Cubra os frutos com uma pequena parte da água de cozimento, assim não secarão 11. Coloque os vôngoles na geladeira e cuide da manteiga de salsinha: pique finamente apenas as folhas de salsinha e junte-as à manteiga cortada em cubos que você deixou em temperatura ambiente por cerca de 30 minutos 12.
Misture bem com uma espátula para integrar a mistura 13, depois cubra com plástico filme e coloque na geladeira 14. Continue com o óleo de alho: em um recipiente estreito e alto, coloque o azeite de oliva e o dente de alho, que você terá descascado e retirado o germe interno 15.
Bata com o mixer de imersão 16 para obter um molho homogêneo 17 e reserve. Agora pegue o pão amanhecido e retire a casca 18.
Corte o miolo em cubos 19, transfira para uma tigela e tempere com um fio de azeite 20 e sal 21.
Toaste o pão em uma frigideira com um fio de azeite de oliva 22. Quando estiverem dourados e crocantes 23, transfira os cubos de pão para uma bandeja forrada com papel absorvente para secar o excesso de óleo 24.
Agora passe à preparação dos pimentões cruschi: aqueça o óleo de sementes em uma panela até a temperatura de 150°, depois mergulhe os pimentões cruschi usando uma espumadeira 25, o cozimento deve ser muito rápido, caso contrário, eles absorvem o óleo e ficam amargos. Escorra-os assim que se abrirem 26 e coloque-os na mesma bandeja com papel absorvente onde você também colocou os cubos de pão 27.
Depois de esfriar, triture juntos os pimentões cruschi e o pão 28 para obter migalhas 29. Reserve e cozinhe as linguine em água fervente e salgada 30.
Enquanto isso, em uma panela, aqueça um fio de azeite com a pimenta-do-reino moída 31, dilua o tempero com uma concha de água de cozimento dos vôngoles 32 e aqueça bem. Depois de 5 minutos, escorra as linguine e coloque-as diretamente na panela 33. Ajuste o sabor adicionando água de cozimento da massa, se já estiver bem temperada, ou a água de cozimento dos vôngoles se estiver um pouco insípida.
Quando faltar um minuto para o término do cozimento, adicione também os vôngoles 34, depois desligue o fogo e complete o tempero com mais água de cozimento, se necessário 35. Espere alguns instantes, depois tempere com uma colher e meia de óleo de salsinha 36.
Adicione uma colher de colatura de anchovas 37 e a manteiga de salsinha fria da geladeira 38. Finalize com um fio de óleo e misture bem a massa para deixá-la cremosa. Sirva imediatamente as linguine 39.
Adicione os vôngoles restantes no fundo da panela 40 e finalize com a mistura de pimentão crusco e pão 41. Finalmente, decore com raspas de limão raladas. Suas linguine com vôngoles e pimentões cruschi estão prontas para serem servidas 42!