Bavette camarões e romã

/5

APRESENTAÇÃO

Pegue a massa, cozinhe com uma pitada de fantasia, ajuste com uma pitada de curiosidade, combine originalidade e você terá esta maravilha: bavette camarões e romã, uma versão realmente inovadora das clássicas linguine com camarões! Este prato principal de massa é perfeito para surpreender seus amigos, talvez para o menu de Natal ou a ceia de Ano Novo. Diz-se que a romã traz sorte, e que melhor maneira de começar o ano novo do que saboreando suas sementes, como um presságio de prosperidade? A combinação com os camarões é curiosa e incomum, mas encontramos o equilíbrio certo para que juntos se tornem perfeitos! O sabor encorpado e decidido dos camarões se une perfeitamente ao ligeiramente ácido da romã. Este prato de peixe, estamos certos, proporcionará às suas papilas um momento de pura êxtase gustativa!

INGREDIENTES
Linguine 320 g
Lagostins 500 g
Romã 100 g - os grãos
Manjericão 4 folhas
Alho 1 dente
Vinho branco 50 g
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste

Preparação

Para preparar as bavette camarões e romã, comece lavando o manjericão e cortando-o em tiras finas 1. Prossiga com a limpeza dos camarões: remova a cabeça 2 e com uma tesoura corte a carapaça na parte inferior 3 para facilitar a remoção da casca.

Após removê-la, usando uma pinça de cozinha, remova o intestino. Se não tiver, pode levantá-lo com um palito de dente e depois puxá-lo manualmente 4, tomando muito cuidado para não quebrá-lo, evitando que algumas partes fiquem presas ao crustáceo. Agora corte os camarões em pequenos pedaços de tamanho igual 5. Neste ponto, cozinhe as bavette em abundante água salgada 6.

Enquanto a massa cozinha, pegue uma frigideira antiaderente e doure um dente de alho com casca no óleo 7. Quando estiver dourado, remova-o. Adicione agora os pedaços de camarão 8 e cozinhe em fogo alto por cerca de 2 minutos, mexendo para evitar que grudem no fundo da panela. Tempere com sal e pimenta. Em seguida, regue com vinho branco 9, deixando-o evaporar.

Neste ponto, a massa estará al dente: escorra-a diretamente na panela com o peixe 10 e adicione 1 concha de água de cozimento da massa para completar o cozimento 11. Quando estiver completamente seca e absorvida pela massa, adicione também 50 g de sementes de romã, reservando a outra metade para decorar o prato 12.

Tempere com o manjericão 13 e misture bem os ingredientes para que os aromas se combinem 14. Por fim, sirva suas bavette camarões e romã e saboreie ainda quentes, guarnecendo com os 50 g restantes de sementes de romã, que darão uma cor vibrante ao prato 15!

Conservação

As bavette camarões e romã devem ser consumidas logo após o preparo. Se sobrar parte da preparação, você pode armazená-la em um recipiente hermético na geladeira por no máximo 1 dia.

No entanto, desaconselhamos a congelação.

Conselho

Quer dar um toque especial a este prato tão original? Experimente flambear os camarões com conhaque em vez de vinho: eles ganharão um sabor muito delicioso!

Quer dar a esta massa um sabor mais exótico? Adicione também fatias de abacate bem maduro: com certeza seus convidados nunca provaram um prato tão original!

Curiosidade

A romã é uma fruta de sabor ácido e história interessante. É vasta a simbologia atribuída a ela em diferentes religiões e por vários povos. Por exemplo, a romã é uma das poucas frutas representadas nas moedas da antiga Judeia, mas ainda antes, no antigo Egito, suas sementes eram usadas em ritos fúnebres, pois a romã era considerada uma fruta sagrada. Inconfundível é o valor simbólico de fruta da sorte, um hino à prosperidade... continue também você a história milenar deste símbolo, saboreando-a como um presságio para um feliz ano novo!

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.