Tiras de frango com romã

/5

APRESENTAÇÃO

"Espaguete, frango, saladinha e uma xícara de café" cantava Fred Bongusto... e se aquele frango e aquela saladinha fossem transformados em um prato surpreendente e original? Aceitamos o desafio e da nossa cozinha vieram as tiras de frango com romã. Um segundo prato, ou entrada, colorido e delicioso em que o retrogosto levemente ácido da romã encontra a delicadeza da carne do frango sobre uma cama de saladinha mista. Uma combinação incomum entre preparações de carne e frutas, como aquela ao limão, em um prato coreográfico que explora com fantasia esta deliciosa fruta de outono, a romã! Prepare para sua cara metade ou para um jantar para impressionar seus amigos: você atingirá o objetivo com esta preparação!

Descubra também estas deliciosas receitas salgadas com romã:

  • Bacalhau com molho de romã
  • Risoto de romã
  • Rolinhos de massa folhada salgados com romã
INGREDIENTES
Peito de frango 720 g
Romã 700 g - (cerca de 2 inteiras)
Farinha tipo 00 60 g
Azeite virgem extra 60 g
Pimenta preta quanto baste
Sal fino quanto baste
Salada mista 100 g

Preparação

Para preparar as tiras de frango com romã, comece limpando o peito de frango. Remova a gordura 1 e os tendões, abra-o ao meio e remova também o osso central e a cartilagem 2. Agora divida-o em duas partes 3.

Corte cada parte em tiras longas de meio centímetro de largura 4 que você pode colocar em uma tigela 5. Corte as romãs ao meio 6 e descasque-as, retirando os grãos. Certifique-se de remover as partes amarelas e as cascas, pois são muito amargas. Reserve os grãos de meia romã para a decoração final.

Coloque os grãos de romã em um passador de vegetais 7 e colete o suco em uma tigelinha. Reserve uma pequena parte do suco para refogar o frango durante o cozimento e transfira o restante para a tigela com as tiras de frango para que possam marinar 8. Cubra a tigela com filme plástico transparente e deixe marinar por pelo menos 40 minutos na geladeira 9.

Passado o tempo, escorra em uma peneira fina 10. Em seguida, transfira para uma bandeja forrada com papel toalha 11 e seque com papel de cozinha 12.

Aqueça o óleo em uma frigideira antiaderente; enquanto isso, enfarinhe bem o frango 13 e coloque-o na frigideira com o óleo aquecido 14. Doure em fogo alto por 2-3 minutos. Em seguida, adicione o suco de romã que você reservou 15 e deixe evaporar.

Desligue o fogo e adicione os grãos de romã inteiros 16. Finalmente, pegue um prato e coloque uma cama de salada mista previamente lavada e bem seca 17 sobre a qual você pode dispor as tiras de frango. As tiras de frango com romã estão agora prontas para serem saboreadas 18!

Conservação

Este delicioso prato pode ser consumido quente ou morno. Se sobrar, você pode conservá-lo na geladeira em recipiente hermeticamente fechado por, no máximo, 1 dia.

Não é recomendado congelar as tiras de frango com romã.

Conselho

Se desejar dar um sabor mais intenso a esta preparação, você pode refogar o frango com conhaque em vez de suco de romã (que você usará todo para a marinada e a decoração final). A romã é deliciosa, mas laboriosa de desgranular: ao limpar os grãos, tenha cuidado para eliminar perfeitamente a membrana branco-amarelada que os cobre, pois tem um sabor amargo.

Curiosidade

Você sabia que, na Turquia, era costume para as noivas, e ainda é para alguns, jogar um fruto de romã no chão e contar o número de grãos que saíam do fruto? Isso seria indicativo do número de filhos que teriam! Na verdade, a romã na antiguidade era associada à fertilidade por causa dos numerosos grãos vermelhos em seu interior. A Deusa da terra Deméter, por exemplo, é frequentemente retratada com uma romã e na Grécia, durante as festas em homenagem à Deusa, esses deliciosos grãos eram saboreados como um augúrio para obter fertilidade e prosperidade.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.