Panna cotta com coulis de framboesa
- Médio
- 30 min
- Kcal 552
Há quem prefira a tradição e quem goste de novidades. Quem adora o branco e azul e quem prefere o vermelho e dourado. Depois, há aqueles a favor da árvore de Natal ou do presépio. Estamos falando do Natal e de todas as suas belíssimas, e inúmeras, tradições. Seja você a favor de uma árvore enfeitada e colorida, de um presépio tradicional ou de pratos típicos, mas revisitados, então você está no lugar certo. Hoje propomos uma panna cotta com gelatina de romã que certamente irá aguçar seu paladar! Ela é elegante e lindíssima, com o branco puro da panna cotta que pensamos em enriquecer com uma das frutas típicas do período natalino. A romã, além disso, é considerada um fruto de bom presságio e, portanto, perfeita também para o Ano Novo! Este ano, você certamente saberá o que servir como sobremesa aos seus convidados, seja para festividades tradicionais ou alternativas, a panna cotta com gelatina de romã será sempre adequada!
Os amantes desta fruta podem experimentar também a nossa geleia de romã, perfeita com queijos!
Para preparar a panna cotta com gelatina de romã, comece desfolhando os raminhos de alecrim em uma tigela com o creme de leite 1. Misture, cubra com filme plástico e deixe em infusão por 8-12 horas na geladeira 2. Após esse tempo, coloque a gelatina de molho em água fria 3.
Enquanto isso, coe tudo diretamente em uma panela 4, adicione o açúcar 5 e deixe chegar ao ponto de fervura, mexendo ocasionalmente. Desligue e adicione a gelatina já reidratada e escorrida 6.
Misture cuidadosamente até que esteja completamente dissolvido 7. Transfira a panna cotta para 4 copinhos com capacidade de 100 ml, utilizando uma concha 8, e leve-os à geladeira com a ajuda de uma bandeja. Depois, deixe na geladeira por cerca de uma hora 9.
Enquanto isso, passe para a gelatina de romã: lembre-se de que a fruta mancha as roupas e superfícies delicadas, então use um avental e uma tábua de corte. Corte a parte superior das frutas 10, descarte a tampa e depois massageie a fruta sobre a tábua, fazendo-a girar sob as palmas das mãos: dessa forma, a polpa amolecerá e as sementes sairão mais facilmente 11. Corte as 4 partes visíveis onde está a polpa e abra em gomos 12.
Desgrane a romã e coloque em uma tigela 13. Transfira as sementes para um liquidificador (reservando algumas para decoração) 14, e obtenha um purê. Transfira para uma peneira colocada dentro de uma panela 15,
dessa forma você poderá esmagar as sementes com uma espátula, pressionando-as para que saia mais suco 16; você deve obter 330 gramas; depois descarte-as 17 e acenda o fogão, adicione o açúcar e misture 18.
Deixe cozinhar por cerca de dez minutos em temperatura média alta, mexendo ocasionalmente 19. Quando a calda estiver pronta, deixe esfriar antes de despejá-la nos 4 copos 20. Coloque novamente na geladeira por algumas horas: a consistência final será como um creme denso 21.
Enquanto isso, rale o chocolate branco e coloque em uma tigela 22, depois fatie o pandorino obtendo 5-6 estrelinhas 23. Em uma frigideira antiaderente, derreta a manteiga em fogo baixo, e perfume com a canela grosseiramente triturada 24.
Coloque as fatias de pandoro 25 e toste-as por alguns instantes, aumentando um pouco a temperatura: tenha muito cuidado para não queimar as estrelas. Vire e continue a tostar por mais alguns instantes 26. Para guarnecer a panna cotta com gelatina de romã, basta adicionar o chocolate picado no meio da gelatina 27,
decorar a superfície com algumas sementes da fruta reservadas 28, e, para finalizar, a estrela de pandoro 29. Emprate os copos individuais em pratinhos e, se desejar, decore com algumas agulhas de alecrim e algumas bagas de groselha 30.