Bigoli com ragu de vieiras

/5

APRESENTAÇÃO

Um saboroso molho à base de vieiras, molho de tomate e alguns aromas típicos mediterrâneos. Trata-se de um ragu muito rápido com o qual temperar a massa fresca de hoje. Aqui está a receita de bigoli com ragu de vieiras, um prato fácil e saboroso que conquistará até os paladares mais exigentes. Este delicioso primeiro prato é perfeito também para as festividades natalinas graças ao seu toque refinado. Estão prontos? Preparem os garfos para enrolar os bigoli com ragu de vieiras, o almoço está servido!

Não percam também estes primeiros pratos com vieiras:

  • Risoto com vieiras e cítricos
  • Orzotto com creme de vieiras
  • Corações de burrata com creme de vieiras

INGREDIENTES
Bigoli 400 g - frescos
Vieiras 300 g - descascados
Passata de tomate 250 g
Tomates-cereja 100 g
cebolas vermelhas 50 g - de Tropea
Alho 1 - dente
Vinho branco 70 g
Azeite virgem extra quanto baste
Manjericão quanto baste
Salsa quanto baste
Pimenta em pó quanto baste
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste

Preparação

Para preparar os bigoli com ragu de vieiras, comece justamente por estas últimas. Depois de limpá-las, enxágue-as 1 e escorra bem antes de cortá-las em 4 partes 2. Deixe-as de lado por um momento e depois corte os tomatinhos, também em 4 partes 3.

Limpe e fatie finamente as cebolinhas 4 e, para terminar, pique grosseiramente o manjericão 5. Vá para o fogão e aqueça um pouco de óleo em uma frigideira junto com um dente de alho. Depois, adicione as vieiras e deixe fritar por um instante 6.

Despeje o vinho branco 7, deixe o álcool evaporar e adicione os tomatinhos cortados 8, a cebolinha fatiada 9,

e as folhas de manjericão 10. Refogue rapidamente, misturando tudo, e depois retire o alho 11 antes de adicionar o purê de tomate 12,

um pouco de água 13 e ajuste o sal, pimenta e pimenta em pó 14. Misture e deixe cozinhar em fogo baixo por cerca de dez minutos; adicione mais água se necessário 15.

Enquanto o molho cozinha 16, mergulhe os bigoli em uma panela com bastante água fervente e salgada 17. Cozinhe de acordo com o tempo indicado na embalagem e escorra diretamente no molho quando estiverem prontos 18.

Refogue rapidamente a massa com o molho, desligue o fogo e adicione a salsinha grosseiramente picada 19, misture e sirva 20. Aqui estão seus bigoli com ragu de vieiras prontos, bom apetite 21.

Conservação

É recomendado consumir imediatamente os bigoli com ragu de vieiras, mas se preferir, pode guardá-los na geladeira por no máximo um dia.
Não é aconselhável congelar.

Dica

Deixe os bigoli com ragu de vieiras ainda mais saborosos adicionando camarões ao molho. Se não tiver pimenta em pó, pode usar a inteira, seja fresca ou seca, no primeiro caso basta cortá-la em fatias, no segundo, esmigalhe-a. Finalmente, se não encontrar cebolinha vermelha, pode substituí-la por cebola roxa de Tropea.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.