Linguine ao cartoccio com vieiras

/5

APRESENTAÇÃO

Descubra um prato principal de frutos do mar refinado e cheio de sabor: linguine ao cartoccio com vieiras, uma receita gourmet que une tradição e criatividade. O cozimento ao cartoccio realça o aroma dos frutos do mar e mantém os aromas e sabores intactos, enquanto as vieiras, delicadas e preciosas, conferem elegância e maciez ao prato. Perfeitas para um jantar especial ou um almoço de verão, as linguine ao cartoccio são uma escolha saborosa e impressionante.

Esta receita foi preparada para nós pelo chef Michele Simplicio juntamente com Michele Mastrorilli, proprietário do Gola Bistrot, elegante e eclético local em Bari, no bairro de Poggiofranco. Aqui a atenção ao social (com o projeto "mani in pasta" para formar jovens com autismo) encontra a paixão pela excelência gastronômica, com um gosto especial pela cozinha tradicional pugliese renovada por influências internacionais e contemporâneas.

As linguine ao cartoccio com vieiras são um verdadeiro clássico moderno, e com os segredos do Gola Bistrot vocês também poderão servir em sua mesa um prato tão bom quanto no restaurante!
Descubra outras receitas simples e deliciosas de frutos do mar ao cartoccio:

INGREDIENTES
Vieiras 300 g - polpa
Linguine 320 g
Azeite virgem extra quanto baste
Açafrão 0,4 g - em pó
Tomates-cereja 150 g
Alho 1 dente
Amido de milho (maizena) 1 colher
Sal fino quanto baste
Pimenta branca quanto baste
Salsa quanto baste - picado

Preparação

Para preparar as linguine ao cartoccio com vieiras, comece cuidando delas. Separe 4 vieiras inteiras para os cartoccios e limpe as outras: solte-as delicadamente da metade da concha 1 e, em seguida, destaque o fruto da valva 2. Por fim, corte-as em pedaços grandes 3.

Em seguida, passe para os tomatinhos; lave-os e corte-os em quartos 4. Em uma frigideira ampla, aqueça um fio de azeite e adicione o alho esmagado 5. Deixe-o liberar seu aroma e, em seguida, adicione os tomatinhos cortados 6.

Salgue 7 e adicione pimenta branca moída 8. Deixe pegar sabor por um ou dois minutos e acrescente as vieiras 9.

Acrescente um pouco de água 10 e adicione o açafrão em pó 11, então continue cozinhando por mais 3 minutos. Remova as vieiras usando uma pinça e reserve-as 12.

Para engrossar o fundo de cocção e torná-lo mais cremoso, adicione uma colher de sopa de amido de milho 13 e dissolva mexendo com um batedor 14. Adicione novamente as vieiras e misture bem 15.

Cozinhe as linguine em bastante água fervente salgada e escorra-as al dente diretamente na frigideira 16. Aromatize com bastante salsinha 17 e salteie brevemente 18, adicionando água de cozimento se necessário.

Agora você pode compor seus cartoccios: nós utilizamos a "carta fata", um filme especial para cocção no forno. Como alternativa, você pode usar papel manteiga comum. Coloque a folha dentro de uma tigela para facilitar a composição, em seguida distribua as linguine 19, adicione o molho 20 e uma vieira inteira crua que você reservou 21.

Feche o cartoccio com cordão 22 e repita para formar todos os 4. Coloque-os em uma assadeira 23 e asse em forno estático pré-aquecido a 200° por 2 minutos 23. Sirva seus cartoccios abrindo-os diretamente no prato 24!

Conservação

As linguine ao cartoccio com vieiras são melhores degustadas na hora, contudo, podem ser conservadas na geladeira por 2 dias. Não é recomendado congelar.

Conselho

Se deseja enriquecer o prato com um toque verde, você pode adicionar ao molho de tomate abobrinha em rodelas ou pontas de aspargos: ambos os vegetais se harmonizarão maravilhosamente com as vieiras!

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.