Bigoli in salsa

/5

APRESENTAÇÃO

Os bigoli em molho são um prato principal típico do Vêneto que, segundo a tradição, eram consumidos durante os dias de jejum, como a véspera de Natal, a Sexta-feira Santa e a Quarta-feira de Cinzas.
Os bigoli em molho são preparados com um condimento simples, mas muito saboroso, feito de cebolas finamente fatiadas e anchovas (ou sardinhas) dissolvidas lentamente em azeite de oliva. Os bigoli, também típicos do Vêneto, são um formato de massa semelhante a espaguete grosso com superfície áspera e porosa; além de serem feitos com farinha de trigo, também existem versões com farinha integral, com ou sem ovos. Junto à receita típica dos bigoli em molho, às vezes se encontra em algumas localidades a versão com bigoli em molho de pimentões vermelhos.

Se você gosta de pratos principais com anchovas, não perca nossa receita de massa com creme de anchovas ou os nhoques recheados de bacalhau cremoso em molho de anchovas, uma receita para descobrir!

INGREDIENTES

Ingredientes para a massa fresca
Farinha tipo 00 400 g
Ovos 4 - médias
para o molho
Anchovas (anchovas) 8 - filés em conserva de óleo
Azeite virgem extra 45 g
Cebolas brancas 300 g
Sal fino quanto baste

Preparo

Para preparar os bigoli em molho, comece descascando as cebolas: depois, corte-as ao meio e fatie-as finamente 1. Despeje o azeite em uma panela larga, adicione as cebolas 2 e deixe-as murchar em fogo baixo sem dourar, adicionando um pouco de água quente se começarem a secar demais. Enquanto isso, dessalgue as anchovas (ou as sardinhas) depois de lavá-las em água corrente, em seguida, retire os filés removendo não apenas a espinha central, mas também as laterais, e pique-as em pedaços. Cozinhe as cebolas até ficarem transparentes 3.

Neste ponto, adicione as anchovas 4 e deixe-as derreter lenta e completamente, adicionando água do cozimento da massa, se necessário 5, depois apimente a gosto o molho que está cozinhando. Misturando os ingredientes do molho conforme necessário, ele obterá uma consistência homogênea 6.

Agora prossiga com a preparação dos bigoli fazendo a massa fresca. Pegue uma tigela e despeje a farinha peneirada. Faça um monte de farinha e, após criar uma pequena depressão no centro, coloque os ovos 7 e ajuste com uma pitada de sal. Comece a misturar os ingredientes, incorporando a farinha aos ovos aos poucos e alargando assim o círculo 8. Quando todos os ingredientes estiverem bem misturados, coloque a massa sobre uma superfície de trabalho. Trabalhe-a com as mãos por pelo menos 10 minutos até obter uma massa macia e homogênea. Forme uma bola que deverá ser coberta com filme plástico 9.

Deixe a massa descansar por cerca de 30 minutos à temperatura ambiente. Depois de descansar, pegue o bloco de massa fresca e divida-o em pequenos pedaços. Coloque um pedaço no cesto da máquina apropriada para fazer bigoli. Ligue a máquina e crie os bigoli 10. Disponha os bigoli assim obtidos sobre uma superfície enfarinhada para não grudarem 11. Repita a operação para todos os pedaços. Agora passe para o cozimento dos bigoli. Cozinhe-os em bastante água salgada 12.

Antes de escorrer seus bigoli, reserve algumas colheres de água do cozimento que você poderá, se necessário, adicionar ao molho para diluí-lo. Escorra os bigoli al dente e coloque-os na frigideira antiaderente com o molho previamente preparado 13 e tempere com o molho bem quente de anchovas e cebolas, mexendo para que seus bigoli absorvam bem o molho 14. Sirva imediatamente bem quente 15.

Conservação

O prato deve ser consumido assim que preparado. Pode ser armazenado na geladeira por no máximo um dia em um recipiente hermético. Não se recomenda a congelação.

Conselho

Um toque mais rústico e crocante a esses bigoli em molho pode ser dado pela adição de pão ralado frito na manteiga, aromatizado com louro, alecrim e tomilho.

Curiosidades

Os bigoli tradicionais são feitos à mão com o uso de uma prensa, chamada "bigolaro". A tradição diz que esse bigolaro foi trazido por Marco Polo da China, onde se preparavam os vermicelli de soja. Os bigoli tradicionais são feitos à mão com o uso de uma prensa, chamada "bigolaro". A tradição diz que esse bigolaro foi trazido por Marco Polo da China, onde se preparavam os vermicelli de soja. O termo bigolo provavelmente deriva do termo dialetal "bigat" que indica a larva, pela característica do bigolo de sair da prensa bigolaro.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.