Bochecha de boi braseada

/5

APRESENTAÇÃO

A bochecha de boi braseada é um dos pratos de carne mais ricos e satisfatórios da culinária tradicional italiana, perfeito para servir em dias festivos, como o Natal. Graças à cocção lenta, essa carne se transforma em um Brasato ao Barolo macio e suculento, capaz de conquistar todos com seu sabor intenso e o molho aveludado que a acompanha.

Nesta receita, sugerimos acompanhá-la com um suave Purê de batatas, um grande clássico que destaca a textura macia da bochecha de boi ensopada, mas que combina igualmente bem com uma polenta fumegante, ideal para absorver o fundo de cozimento perfumado.

Prepará-la requer tempo, mas o resultado é um brasato de boi inesquecível, que literalmente se desmancha na boca e traz à mesa todo o calor da cozinha feita com cuidado.

Experimente outros pratos principais de carne de longa cocção:

INGREDIENTES

Bochecha de boi 1 kg
Azeite virgem extra quanto baste
Barolo 350 g
Aipo 180 g
Cenouras 140 g
Chalota 130 g
Alecrim 1 raminho
Louro 1 folha
Bagas de zimbro 6
Cravos-da-índia 3
Marsala 100 g
Caldo de carne 500 g
Sal fino quanto baste
para o purê de batatas
Batatas 500 g
Leite inteiro 125 g
Manteiga 30 g
Sal fino quanto baste
Noz-moscada quanto baste
Pimenta preta quanto baste

Preparação

Para preparar a bochecha de boi braseada, comece limpando cuidadosamente a carne, removendo a membrana em excesso que a cobre 1. Aqueça uma panela de ferro e despeje um fio de óleo no fundo 2, depois coloque as bochechas de boi 3 e doure em fogo alto por 2-3 minutos de cada lado, até que fiquem douradas.

Quando estiverem bem douradas, retire-as da panela 4, elimine a gordura residual e seque a panela com um papel toalha 5. Neste ponto, despeje 100 g de Barolo 6.

Deglace o fundo ajudando-se com uma colher de madeira 7. Reserve o fundo obtido, transferindo-o para uma tigela 8. Agora prepare os vegetais: corte grosseiramente o aipo, a chalota e as cenouras 9.

Aqueça novamente um fio de óleo na mesma panela 10 e adicione os vegetais 11, deixando-os refogar suavemente por alguns minutos. Adicione os cravos e os zimbros 12.

Adicione também a folha de louro e o ramo de alecrim 13, deixando-os liberar seu aroma. Nesse ponto, coloque novamente a carne na panela 14 e adicione o fundo de cozimento que você havia reservado 15.

Adicione os 250 g restantes de Barolo 16, o Marsala 17 e, finalmente, o caldo de carne quente 18.

Ajuste o sal 19, cubra com uma tampa 20 e deixe cozinhar em fogo médio-baixo por pelo menos três horas e meia, virando a carne a cada meia hora com uma pinça 27. Enquanto isso, dedique-se ao purê: coloque as batatas para ferver com a casca 21, o que levará cerca de 30-40 minutos.

Uma vez cozidas, amasse-as ainda quentes com um espremedor de batatas 22. Tempere-as com uma pitada de noz-moscada 23, sal e uma pitada de pimenta 24.

Aqueça o leite em uma panela e adicione-o às batatas 25, leve tudo ao fogo baixo, mexendo com um batedor para obter uma mistura macia 25. Adicione também a manteiga 26 e continue a trabalhar o purê até que fique cremoso. Quando a carne estiver pronta 27, retire-a da panela.

Mantenha a bochecha aquecida 27. Retire o alecrim, o louro e os zimbros restantes do fundo de cozimento 29, depois bata tudo com um mixer de imersão até obter um molho liso 30.

Deixe-o engrossar no fogo por pelo menos 30 minutos, até que fique denso e aveludado 31. Antes de servir, corte a carne em pedaços 32 e coloque o purê no prato 33.

Coloque as bochechas por cima 34 e complete com bastante molho quente 35. Sirva imediatamente a bochecha de boi braseada 36.

Conservação

Recomenda-se consumir o prato completo de acompanhamento imediatamente.

Você pode conservar separadamente o purê e a bochecha com seu fundo de cozimento na geladeira por alguns dias.

Você pode congelar apenas a bochecha de boi braseada já cozida, se tiver utilizado ingredientes frescos.

Conselho

Para facilitar a remoção dos aromas ao final do cozimento, você pode coletar o alecrim, o louro, os cravos e os zimbros em um saco de gaze: será mais fácil eliminá-los sem deixar resíduos no molho.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.