Bolinho de chocolate amargo perfumado com Santonego

/5

APRESENTAÇÃO

O bolinho de chocolate amargo com aroma de Santonego é fácil de fazer, mas de grande efeito; deve ser servido morno e embebido em grappa de Santonego, que lhe confere um aroma e sabor envolvente e particular, graças às inúmeras ervas nele contidas, onde se destaca o absinto marinho.

INGREDIENTES

Leite inteiro 600 ml
Manteiga 70 g
Farinha tipo 00 80 g
Claras 6
Gemas 4
Chocolate amargo 80 g
Açúcar de confeiteiro com baunilha 60 g
para embebedar
Santonego quanto baste

Preparação

Coloque o leite numa panela e leve-o a ferver; enquanto isso, em outra panela, derreta a manteiga e adicione a farinha, tostando-a em fogo baixo.
Adicione o leite à farinha tostada, despejando-o em fio e continue mexendo com um batedor. Cozinhe o molho bechamel sem grumos, retire do fogo, adicione o açúcar de baunilha, as gemas e o chocolate ralado.
Deixe esfriar um pouco, e enquanto isso bata as claras com o açúcar; uma vez prontas, misture-as ao creme de chocolate. Unte as forminhas com manteiga e polvilhe com açúcar cristal, encha-as com a massa deixando um "dedo" da borda e asse em banho-maria a 180° por 20 minutos.
Sirva os pudins mornos e umedeça-os com Santonego.

Conselho

Se você não encontrar o Santonego na loja habitual, para mais informações visite o site www.santonego.it

Curiosidade

Santonego é um destilado com graduação alcoólica de 38 graus, obtido com uma seleção das melhores grappas e uma infusão de várias ervas aromáticas, onde se destaca o absinto marinho, que confere a característica cor verde.
O sabor do Santonego é seco, equilibrado, persistente, envolvente com um final amargo.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.