Bolinhos de atum e ricota

/5

APRESENTAÇÃO

Os bolinhos de atum e ricota são uma entrada fácil e rápida, ideal para servir também como prato principal: uma versão simples e econômica das clássicas almôndegas de peixe, além de uma maneira diferente de comer o tradicional atum em conserva, um valioso ingrediente salva-jantar que nunca falta em casa e que os torna perfeitos mesmo para um jantar de Ano Novo econômico entre amigos! A crosta crocante envolve a maciez do interior, dada justamente pelo atum misturado com a ricota e aromatizado com alcaparras e anchovas. Descubra a receita dos bolinhos de atum e ricota e prepare em abundância porque desaparecerão num piscar de olhos!

Experimente também outras deliciosas variações desses bolinhos:

  • Almôndegas de atum e batata
  • Rocambole de atum
  • Croquetes de arroz com atum e limão
  • Tortinhas de arroz e atum

 

INGREDIENTES

Ingredientes para cerca de 20 bolinhos
Atum em conserva 230 g - escorrido
Ricota de vaca 200 g
Anchovas (anchovas) 20 g - filés em conserva de óleo
Alcaparras em sal 20 g
Farinha de rosca 50 g
Salsa 8 g - para picar
Ovos 2 - médias
Parmigiano Reggiano DOP 50 g
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste
Para empanar e fritar
Farinha de rosca 40 g
Óleo de amendoim quanto baste

Preparação

Para preparar os bolinhos de atum e ricota, comece pela preparação da massa. Escorra a ricota em uma peneira por meia hora ou pelo tempo necessário para que não solte o soro. Em uma tigela, adicione a ricota escorrida, o queijo parmesão ralado 1, o atum esfarelado 2 e as anchovas escorridas 3.

Adicione as alcaparras (previamente lavadas), a salsinha picada, a farinha de rosca 4 e por último os ovos levemente batidos 5, então comece a misturar a massa com um garfo 6.

Misture todos os ingredientes 7, adicione o sal e a pimenta e termine de amassar com as mãos até obter uma massa compacta e homogênea 8: se a massa estiver muito mole, pode adicionar mais um pouco de queijo, caso contrário, pode amaciá-la com algumas gotas de leite. Neste ponto, umedeça levemente as mãos e pegue pequenas porções de massa pesando cerca de 30 gramas para dar a forma clássica de bolinho, redonda e ligeiramente achatada 9.

Depois de formar todos os bolinhos 10, passe-os na farinha de rosca 11 e aqueça o óleo de sementes em uma panela até a temperatura de 180°. Frite poucos bolinhos de cada vez 12: bastam poucos instantes para que fiquem bem dourados.

Quando os bolinhos estiverem dourados, escorra-os 13 e transfira-os para papel absorvente de cozinha para retirar o excesso de óleo 14. Sirva seus bolinhos de atum e ricota ainda quentes 15!

Conservação

Você pode congelar os bolinhos de atum e ricota ainda crus e depois descongelá-los e fritá-los quando necessário. Uma vez cozidos, você pode consumi-los imediatamente ou armazená-los na geladeira, em um recipiente hermético, por no máximo 1-2 dias.

Conselho

Se quiser evitar fritar, você pode assar os bolinhos de ricota e atum no forno a 200° por 15 minutos, ou até que estejam dourados.

Para acompanhar os bolinhos de ricota e atum, você pode optar por uma saladinha mista ou cenouras em julienne, temperadas talvez com um saboroso vinagrete.

Procurando outras ideias deliciosas para o aperitivo? Experimente a receita das almôndegas de camarão!

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.