Bolinhos de polvo
- Dificuldade: Fácil
- Tempo de preparação: 40 min
- Tempo de cozimento: 2 h 30 min
- Rende: 14
- Custo: Médio
- Notas + o tempo de descanso dos bolinhos na geladeira
APRESENTAÇÃO
Com vontade de um antipasto saboroso do mar, variando da fritura usual ou de um simples "polvo e batatas"? Delicie-se com os bolinhos de polvo! Eles são tão bons quanto os Bolinhos de peixe, mas ainda mais fáceis de fazer: apenas carne macia de polvo cozido e uma empanagem crocante à base de panko que os tornará incrivelmente croquantes e apetitosos. Para tornar este pequeno antipasto de bolinhos Almôndegas com folhas de nabo ainda mais convidativo, há o molho de acompanhamento: uma maionese fora do comum, feita a partir da água de cozimento do polvo. Um molho cremoso e aveludado, especial com adição de azeitonas e alcaparras, mas, sobretudo... sem ovos! Descubra toda a delícia dos bolinhos de polvo: um leva ao outro!
Outras receitas saborosas com polvo?
- Polvo à la Luciana
- Espetinhos de polvo e batatas
- Croquetes de polvo sobre creme de batatas com açafrão
- Massa com polvo à galega
INGREDIENTES
- Ingredientes para cerca de 14 bolinhos
- Polvo 1 kg - (já limpo)
- Limões 1 - (suco e casca)
- Salsa 1 punhado
- Alho 2 dentes
- Pimenta-do-reino em grãos 1 colherinha
- Limões 1
- Para a empanagem e fritura
- Ovos 2 - médias
- Panko quanto baste
- Farinha tipo 00 quanto baste
- Óleo de sementes quanto baste - (para fritar)
- Para a maionese de polvo
- Óleo de girassol 300 ml
- Azeitonas Taggiasca 50 g - (conservado em óleo)
- Alcaparras em óleo 15 g
- Suco de limão 1 colher
Preparação
Para os bolinhos de polvo, comece cozinhando o polvo (já limpo): coloque-o em uma panela grande, imerso em água fria 1, adicione também uma pitada de sal grosso 2, pimenta preta em grãos, dentes de alho esmagados, parte do maço de salsa, a casca do limão e metade dele 3. Conte 2 horas a partir do momento em que a água começar a ferver.
Ao fim do cozimento, o polvo deve estar muito macio, deve se "desfazer" facilmente. Uma vez cozido, escorra-o (reservando a água de cozimento que será usada para a maionese); então corte o polvo em pedaços ainda quente 4. Coloque tudo no copo de um liquidificador e adicione a salsa picada 6.
Rale a casca do limão 7, salgue e apimente a gosto, depois adicione um pouco de água de cozimento do polvo 8. Triture tudo. Enquanto bate, adicione um fio de óleo. Você deve obter uma massa macia, mas compacta 9.
Dessa massa, você pode formar os bolinhos, renderão cerca de 10-12, dependendo do tamanho 10. Deixe-os firmar na geladeira por cerca de 15 minutos. Enquanto isso, dedique-se à maionese: coe a água de cozimento do polvo, você precisará de 500 ml. Coloque-a em uma panela pequena 11 e reduza em fogo baixo até que restem 100 ml de líquido, depois deixe esfriar. Transfira o concentrado de água de polvo para um recipiente alto e esprema o suco do limão, você precisará de cerca de 1 colher de sopa 12.
Ligue o mixer de imersão 13 e adicione lentamente o óleo de sementes enquanto continua a bater 14. A maionese que você obterá será lisa e aveludada. Adicione as azeitonas e as alcaparras previamente escorridas e picadas 15 e misture.
Retire os bolinhos da geladeira e aqueça o óleo de sementes até uma temperatura de 175°C. Passe em seguida os bolinhos: primeiro na farinha 16, depois nos ovos batidos 17 e, finalmente, no panko 18.
Frite poucos bolinhos por vez, por 3-5 minutos ou até dourar 19 20, escorra em papel absorvente. Depois, salgue imediatamente a gosto. Sirva os bolinhos de polvo acompanhados pela sua maionese 21!