Almôndegas de batata e gorgonzola
- Fácil
- 1 h 30 min
No início eram apenas as orecchiette com as folhas de nabo, prato atemporal da cozinha pugliese que tem como protagonistas esses vegetais de caráter forte e decidido... depois, o fascínio de seu sabor marcante inspirou muitas outras receitas, como os pães, o risoto e essas deliciosas almôndegas de folhas de nabo. Irresistivelmente crocantes por fora e com um surpreendente coração cremoso por dentro, essas deliciosas almôndegas não decepcionarão as expectativas do seu paladar. Sirva-as bem quentes como aperitivos saborosos em uma ocasião de buffet, uma vez levadas à mesa serão devoradas em um piscar de olhos! Experimente alterná-las com as almôndegas de polvo, para um polpetta party espetacular!
Para preparar as almôndegas de folhas de nabo, comece lavando as folhas em água corrente 1. Limpe a cebola e fatie-a 2. Em uma panela aqueça o óleo e o alho, adicione também a cebola e refogue por um minuto 3.
Adicione as folhas limpas 4, retire o alho 5 e tempere com pimenta 6 e sal.
Adicione a água 7 e continue a cozinhar: as folhas cozinharão por cerca de 10 minutos. Quando as folhas estiverem cozidas 8, transfira-as para um copo alto e estreito 9.
Bata as folhas com o mixer de imersão 10 para criar um purê 11. Neste ponto, transfira as folhas batidas para uma tigela grande e adicione a farinha de rosca e o queijo ralado 12, em seguida, misture.
Incorpore o ovo 13 e misture novamente para criar uma massa homogênea 14. Enquanto isso, corte o Taleggio em cubos 15.
Pegue uma porção de massa pesando cerca de 20 g, forme uma bolinha com as mãos 16, crie uma cavidade com o dedo 17 e recheie com um cubo de Taleggio 18.
Feche a almôndega girando-a entre as mãos 19. Prepare a empanagem: em uma tigelinha bata os ovos com uma pitada de sal e em outra tigela coloque a farinha de rosca. Enquanto isso, aqueça o óleo para fritura em uma panela a 165°C. Passe as almôndegas primeiro no ovo batido 20 e depois na farinha de rosca 21.
Frite poucas almôndegas por vez 22, por 2 minutos ou até que fiquem douradas. Em seguida, escorra-as em uma bandeja forrada com papel absorvente 23. Sirva as almôndegas de folhas de nabo bem quentes 24.