Cassata siciliana
- Difícil
- 1 h 40 min
- Kcal 1029
Da colomba à pastiera, passando por todas as outras especialidades regionais, na Itália podemos nos orgulhar de uma ampla variedade de doces pascais! No Reino Unido, ao contrário, a escolha é mais limitada e envolve principalmente dois grandes clássicos: os hot cross buns e o bolo simnel. As origens de ambos remontam à Idade Média, mas, enquanto os primeiros são muito mais populares e muitas vezes podem ser encontrados durante todo o ano, o segundo é servido principalmente na ocasião do domingo de Páscoa. A base do bolo é semelhante a um fruit cake, um típico doce anglo-saxão rico em especiarias e frutas cristalizadas que nunca falta durante as celebrações mais importantes, mas o que mais o destaca é a decoração à base de marzipã: o disco na superfície, que às vezes é inserido também no interior do bolo, é guarnecido com 11 bolinhas de marzipã que representam simbolicamente os apóstolos, com a exclusão de Judas. Trata-se, portanto, de uma receita intimamente ligada à tradição, de profundo significado religioso, que, apesar de parecer distante dos nossos gostos, merece certamente uma degustação... vocês verão que o bolo simnel saberá surpreender tanto vocês quanto seus convidados!
Para preparar o bolo simnel, comece pelo preparo da massa: coloque a manteiga amolecida em uma tigela grande, adicione o açúcar mascavo 1 e misture com a batedeira elétrica para incorporá-los. Adicione os ovos aos poucos enquanto continua batendo com a batedeira elétrica 2 até obter um composto cremoso 3.
Misture os ingredientes secos em uma tigela separada: peneire a farinha com o fermento, depois adicione a noz-moscada 4, o gengibre 5 e a canela 6.
Adicione os ingredientes secos à mistura de manteiga, açúcar e ovos e incorpore tudo com a batedeira elétrica 7. Neste ponto, adicione a casca de limão 8, as passas 9,
as frutas vermelhas desidratadas 10, as frutas cristalizadas mistas 11 e as cerejas cristalizadas 12.
Incorpore os ingredientes com uma espátula para tornar a massa homogênea 13. Unte uma forma de fundo removível com 20 cm de diâmetro 14 e preencha com a massa obtida, nivelando a superfície 15. Asse o bolo em forno estático pré-aquecido a 170° por pelo menos 2 horas, posicionando-o na prateleira inferior.
Enquanto isso, prepare o marzipã: coloque em uma tigela a farinha de amêndoas e o açúcar de confeiteiro 16 e misture cuidadosamente com as mãos 17, depois adicione a essência de amêndoa amarga 18.
Adicione também as claras de ovo 19 e trabalhe com as mãos para incorporar bem tudo 20. Forme uma massa que pode ser dividida diretamente em duas partes, depois embrulhe em filme plástico 21 e deixe firmar na geladeira por pelo menos uma hora.
Após o tempo de cozimento do bolo, retire do forno e deixe esfriar dentro da forma 22, depois desenforme delicadamente e nivele a superfície usando uma faca de serra 23. Neste ponto, você pode retirar as massas de marzipã da geladeira: polvilhe a superfície de trabalho com um pouco de açúcar de confeiteiro e estenda uma das massas até formar um círculo de 20 cm de diâmetro 24.
Transfira o bolo para uma assadeira forrada com papel manteiga e pincele a superfície com geleia de damasco que você já aqueceu 25, depois coloque o disco de marzipã por cima 26. Pegue a segunda massa de marzipã e faça 11 bolinhas 27.
Pincele o disco de marzipã com água nos pontos onde você colocará as bolinhas 28 e posicione-as ao longo da borda do bolo 29. Finalmente, ligue o forno na função grill e coloque o bolo na prateleira do meio por cerca de 5 minutos, tendo cuidado para que o marzipã não queime, mas apenas escureça. Seu bolo simnel está pronto para ser servido 30!