Bombe fritte

/5

APRESENTAÇÃO

As bombas fritas são doces macios de origem caseira, que geralmente eram preparadas para o período de Carnaval: as bombas fritas são muito apreciadas não só pelas crianças, mas também pelos adultos, tanto que hoje em dia são encontradas o ano todo em padarias, cafeterias e confeitarias, e são consumidas especialmente no café da manhã ou no lanche.
Preparadas com uma massa simples (sem ovos) de farinha, fermento biológico, leite, açúcar, manteiga e casca de limão, as bombas fritas devem ser deixadas para levedar e depois fritas em abundante óleo vegetal e posteriormente passadas no açúcar granulado.

INGREDIENTES

Ingredientes para a massa (para 8 unidades)
Farinha 500 g
Açúcar 50 g
Casca de limão 1
Sal fino 10 g
Leite inteiro 250 ml
Manteiga 100 g
Fermento biológico seco 4 g
Fava de baunilha 1
Ingredientes para fritar
Óleo de sementes quanto baste
para decorar
Açúcar quanto baste

Preparação

Para preparar as bombas fritas, comece peneirando 100 g de farinha em uma tigela 1, depois dissolva em 125 ml de leite morno o açúcar 2 e o fermento biológico seco e misture com uma colher 3 (alternativamente ao fermento biológico seco, você pode usar 12 g de fermento biológico fresco).

Adicione a mistura de leite e fermento à farinha 4 e misture com uma colher até obter uma massa homogênea. Feche a tigela com filme plástico 5 e deixe a mistura levedar no forno desligado com a luz acesa por uma hora ou até que seu volume tenha dobrado. Enquanto isso, peneire a farinha restante (400 g) em uma tigela, adicione a casca ralada de um limão grande 6 e as sementes da fava de baunilha.

Transfira a mistura para uma batedeira equipada com o batedor em formato de folha 7, pegue a massa já levedada 8 e incorpore-a à massa 9,

à parte, dissolva o sal nos restantes 125 ml de leite 10 e adicione à massa 11. Ligue a máquina para misturar os ingredientes. Por último, adicione a manteiga amolecida 12.

Quando todos os ingredientes estiverem incorporados e a mistura se desprender das laterais da tigela 13, sove a massa em uma superfície por pelo menos dez minutos até obter uma massa macia, lisa e elástica, forme uma bola e coloque-a em uma tigela que deverá ser fechada com filme plástico e deixe levedar por duas horas. Após o tempo necessário, pegue a massa das bombas que terá dobrado de volume 14 e estenda-a delicadamente com um rolo sobre uma superfície enfarinhada até atingir a espessura de cerca de 1 cm e meio 15.

Com um cortador circular (ou um copo) de cerca de 8 cm de diâmetro, corte muitos discos da massa 16, procurando utilizar ao máximo a superfície da massa, considerando que você não poderá amassar novamente as sobras: para não desperdiçá-las, você ainda pode fritá-las como estão. Coloque os discos cortados em um pano limpo, seco e levemente enfarinhado, mantendo-os distantes entre si por pelo menos 2-3 cm 17; cubra-os com um pano, aguardando cerca de 30 minutos para a segunda levedação. Após o tempo de levedação, você poderá fritar as bombas: um dos segredos para um bom resultado das bombas fritas é a temperatura do óleo, que deve estar quente, mas não fervendo (cerca de 170°); você pode fazer um teste fritando uma sobra de massa: se o pedaço de massa dourar lentamente, o óleo está pronto. Se, por outro lado, o pedaço de massa escurecer muito rapidamente, o óleo está muito quente e há o risco de que o interior das bombas permaneça cru, queimando a parte externa. Mergulhe as bombas fritas no óleo e frite até que fiquem douradas 18,

uma vez cozidas, escorra-as e coloque-as para escorrer em uma bandeja coberta com papel manteiga 19 e depois passe-as ainda quentes em abundante açúcar granulado 20, fazendo-o aderir em toda a superfície. Coloque as bombas fritas já prontas em uma bandeja e sirva imediatamente 21. Se quiser, antes de passá-las no açúcar, você pode rechear as bombas fritas com geleia, creme de confeiteiro ou creme de chocolate, usando uma seringa de confeiteiro.

Conservação

É aconselhável consumir as bombas fritas recém feitas ou guardá-las sob uma cúpula de vidro por no máximo um dia. É possível congelar as bombas fritas ainda cruas.

Conselho

Quando mergulhar as bombas no óleo quente, espere 5 segundos e depois vire-as para o outro lado; vire-as várias vezes em ambas as superfícies até atingir a douração ideal, para evitar inchaços antiestéticos. As bombas fritas devem ser consumidas ainda quentes ou no máximo dentro de algumas horas após a preparação, para que mantenham toda a sua fragrância.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.