Rosquinhas de Carnaval

- Vegetariano
- Energía Kcal 291
- Carboidratos g 37.1
- dos quais açúcares g 14.3
- Proteína g 5.5
- Gorduras g 13.4
- das quais gorduras saturadas g 3.87
- Fibra g 1.1
- Colesterol mg 74
- Sódio mg 65
- Dificuldade: Médio
- Tempo de preparação: 30 min
- Tempo de cozimento: 10 min
- Makes: 20 peças
- Custo: Baixo
- Notas + o tempo de fermentação da massa
APRESENTAÇÃO
As rosquinhas de Carnaval são clássicas rosquinhas, uma deliciosa alternativa aos tradicionais doces preparados na ocasião do Carnaval. A massa resulta macia e fofa, será suficiente uma polvilhada de açúcar de confeiteiro para completar as rosquinhas fritas e torná-las ainda mais saborosas. Deixe-se envolver pela atmosfera cheia de doces e guloseimas que caracterizam este período do ano e, por um dia, esqueça a dieta!
INGREDIENTES
- Ingredientes para o fermento
- Farinha tipo 00 100 g
- Malte 1 colherinha
- Leite 60 ml
- Fermento biológico fresco 12 g
- para a massa de 20-25 rosquinhas
- Farinha tipo 00 500 g
- Ovos 6 - médias
- Açúcar 200 g
- Manteiga 100 g
- Sal 1 pitada
- Casca de limão 1
- Casca de laranja 1
- Fava de baunilha 1
- Para polvilhar
- Açúcar de confeiteiro quanto baste
- Para fritar
- Óleo de sementes quanto baste
Preparação

Para preparar as rosquinhas fritas de carnaval, começamos fazendo o fermento: esfarelamos o fermento de padeiro em uma tigela pequena, adicionamos o leite morno e o malte (ou, como substituto, o açúcar) 1, então mexemos para dissolver tudo. Adicionamos a farinha 2 e amassamos os ingredientes até obter uma massa macia e homogênea que deixaremos fermentar 3 em uma tigela coberta com filme plástico dentro do forno desligado, mas com a luz acesa (ou em um lugar morno) por cerca de 30-50 minutos.

Enquanto isso, na tigela de uma batedeira (ou em uma tigela normal se trabalhar à mão) equipada com a pá, colocamos a farinha, os ovos 4, o sal, o açúcar, as raspas de 1 limão e de 1 laranja, as sementes da vagem de baunilha e amassamos por alguns minutos até obter uma massa elástica e homogênea. Da batedeira retiramos a pá e colocamos o gancho, então também adicionamos o fermento que terá dobrado de volume 5 e amassamos para misturá-lo bem 6.

Adicionamos, aos poucos, pequenos pedaços de manteiga amolecida 7 à temperatura ambiente e trabalhamos a massa até que a manteiga seja completamente absorvida. Colocamos a massa obtida em uma tigela coberta com filme plástico no forno desligado 8, mas com a luz acesa, e deixamos a massa fermentar por três horas (deverá pelo menos dobrar de volume) 9. Após o tempo indicado, estendemos a massa sobre uma bancada enfarinhada sem amassá-la muito e esticamos a folha com espessura de 1 cm.

Com um cortador de massa, recortamos círculos 10 com diâmetro de cerca de 8 cm e furamos o centro com outro cortador de massa de diâmetro menor (cerca de 3 cm). Colocamos as rosquinhas obtidas em bandejas grandes forradas com papel manteiga 11 e deixamos fermentar por cerca de 30 minutos (sempre no forno desligado). Fritamos então as rosquinhas em óleo quente 12 a 160-170°C e depois deixamos escorrer em papel toalha, então polvilhamos com açúcar de confeiteiro vanilado ou com açúcar granulado. Não jogue fora os recortes de massa das rosquinhas, frite-os também! As rosquinhas fritas de Carnaval estão prontas para serem degustadas!