Bucatini com zampone crocante e alcachofras

/5

APRESENTAÇÃO

Os bucatini com zampone e alcachofras são um prato principal rico e substancioso, ideal para propor no menu natalino justamente porque é preparado com o zampone, um dos mais prestigiosos embutidos suínos que representa a especialidade natalina por excelência.
A receita prevê pedaços de zampone salteados na frigideira para torná-lo crocante, e tiras de alcachofras cozidas e aromatizadas com a salsinha que, com seu gosto marcante, combinam perfeitamente com a carne macia e saborosa.
Para acompanhar este condimento convidativo, escolhemos os bucatini: um formato de massa típico do Lácio, similar a grandes espaguetes furados, que se harmonizam bem com molhos de sabor intenso. Se você deseja realizar um prato original respeitando a tradição, os bucatini com zampone crocante e alcachofras são a iguaria perfeita para você!

Se você ama bucatini, experimente também: Bucatini com flores de abóbora, guanciale e açafrão

INGREDIENTES
Bucatini 320 g
Zampone 1 kg
Alcachofras 5
Água 200 ml
Limões 1
Salsa 4 raminhos
Alho 1 dente
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste

Preparação

Para preparar os bucatini com zampone crocante e alcachofras, comece pela limpeza das alcachofras (para todos os detalhes, consulte nossa escola de culinária como limpar as alcachofras): corte o talo da alcachofra na base. Com a ajuda de uma faquinha, elimine as folhas externas mais duras 1. Corte a alcachofra ao meio e retire o miolo peludo: com uma colher de chá, corte todo o perímetro interno da alcachofra 2. Neste ponto, corte as alcachofras em tiras 3 e

coloque-as em uma tigela cheia de água onde você espremeu o suco de limão 4 para que não escureçam, deixe na água também o limão espremido para um melhor resultado. Coloque ao fogo uma panela grande cheia de água e cozinhe o zampone em seu invólucro por cerca de 20 minutos 5. Após o cozimento, escorra o zampone e retire-o da embalagem térmica 6

e deixe escorrer em uma peneira 7. Remova a pele 8 e corte o zampone em fatias 9

que você irá picar grosseiramente 10. Reserve o picado de zampone e coloque uma frigideira no fogo, despeje um fio de azeite 11, adicione um dente de alho 12 e

a salsinha picada 13. Escorra as alcachofras da água de conservação, retire o limão com uma pinça de cozinha 14 e despeje as tiras de alcachofra na frigideira 15.

Salteie as alcachofras na frigideira em fogo alto por cerca de 10 minutos até amolecerem, adicionando 200 ml de água 16 para não secarem durante o cozimento. Salgue 17, apimente a gosto e retire o dente de alho 18

Em outra panela, despeje o picado de zampone 19 e cozinhe em fogo alto por alguns minutos, o tempo necessário para torná-lo crocante, depois adicione as alcachofras salteadas na mesma frigideira 20 e cozinhe por poucos minutos para dar sabor. Enquanto isso, coloque ao fogo uma panela de bordas altas cheia de água salgada, leve à fervura e despeje os bucatini 21.

Cozinhe-os de modo que fiquem al dente, escorra com cuidado para reservar parte da água de cozimento 22. Adicione a massa ao molho de alcachofras e zampone, misture para dar sabor aos ingredientes e adicione uma concha de água de cozimento 23. Salteie os bucatini com zampone e alcachofras na frigideira por um minuto e depois sirva-os bem quentes 24.

Conservação

Recomenda-se consumir os bucatini com zampone crocante e alcachofras na hora, se sobrar, conserve-os na geladeira em um recipiente hermético por no máximo um dia. Não se recomenda a congelação.

Conselho

Como alternativa às alcachofras, você pode usar os vegetais da estação: cogumelos, abobrinhas ou pimentões serão ótimos. Se você não aprecia os bucatini, pode usar outros formatos de massa como linguine ou espaguetões.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.