Risoto de alcachofras

- Vegetariano
- Energía Kcal 599
- Carboidratos g 74.5
- dos quais açúcares g 3.9
- Proteína g 13.2
- Gorduras g 23.5
- das quais gorduras saturadas g 7.95
- Fibra g 7.1
- Colesterol mg 32
- Sódio mg 887
- Dificuldade: Fácil
- Tempo de preparação: 10 min
- Tempo de cozimento: 30 min
- Porção: 4 Pessoas
- Custo: Baixo
APRESENTAÇÃO
O risoto de alcachofras é um prato principal muito delicado e ao mesmo tempo simples de preparar.
O típico sabor amargo das alcachofras é realçado aqui com a adição de poucos ingredientes simples, mas que tornam este prato envolvente e muito saboroso.
Os corações de alcachofra, salteados por poucos minutos na frigideira, são adicionados ao risoto a meio da cozedura, para preservar a maciez e a integridade, de forma a poder apreciá-los agradavelmente a cada mordida!
Existem inúmeras variações de risoto, um prato principal sempre bem-vindo à mesa, especialmente na temporada de outono ou inverno, que dá grande satisfação tanto a quem o prepara quanto aos convidados!
Esta versão requintada do risoto com alcachofras é adequada também para uma ocasião especial, talvez acompanhada por um bom vinho branco seco: o sucesso é garantido e os seus convidados irão querer repetir!
INGREDIENTES
- Ingredientes para o risoto
- Arroz Carnaroli 320 g
- Caldo de legumes 1 l
- Grana Padano DOP 50 g - para ralar
- Azeite virgem extra 20 g
- Chalota 1
- Vinho branco 200 g - firme
- Tomilho 1 raminho
- Manteiga 30 g
- Sal fino quanto baste
- Pimenta preta quanto baste
- Para as alcachofras
- Alcachofras 400 g - (cerca de 4 cabeças)
- Azeite virgem extra 30 g
- Alho 1 dente
- Chalota 1
- Tomilho 3 raminhos
- Sal fino quanto baste
- Pimenta preta quanto baste
Preparação

Para preparar o risoto de alcachofras, comece fazendo o caldo de legumes.
Limpe e corte agora as alcachofras, mas antes de tocá-las proteja as mãos com luvas de látex ou esfregue limão na pele para evitar que escureçam.
Remova as folhas externas mais grossas 1 até chegar às mais macias, depois, com uma faca, corte as pontas mais duras e retire também o caule 2. Descasque agora os caules eliminando a parte externa mais fibrosa, depois corte-os em cubos 3 e mantenha-os separados do resto em uma bacia cheia de água e limão para não escurecerem.

Corte agora os corações de alcachofra ao meio, retire os espinhos internos e corte-os em quartos 4. Mergulhe também estes em uma bacia cheia de água e suco de limão 5. Limpe e pique finamente as chalotas 6, separadamente: uma será usada para cozinhar as alcachofras e outra para o refogado do risoto.

Em uma frigideira antiaderente regada com azeite extra virgem, frite o dente de alho sem remover a casca 7 e, após dourar, retire-o 8. Adicione ao óleo quente o picado de uma chalota e deixe refogar por alguns segundos 9.

Neste ponto, regue as cebolas com uma concha de caldo de legumes 10 e adicione os quartos de alcachofra 11, cozinhando em fogo baixo por 10-15 minutos. Se notar que estão secando, adicione um pouco de caldo. Uma vez cozidos, ajuste o sal e a pimenta 12,

pique o tomilho e adicione também 13. Reserve os corações de alcachofra cozidos.
Comece agora o risoto. Em uma panela regada com azeite extra virgem, refogue o restante do picado de chalota 14 e quando estiver dourado, adicione o arroz 15.

Misture por um par de minutos para tostar bem e, neste ponto, adicione o vinho branco 16. Adicione os caules de alcachofra em cubos 17 e comece a acrescentar o caldo de legumes aos poucos, mexendo constantemente 18: o arroz levará no total cerca de 15 minutos e use apenas a quantidade de caldo necessária.

Na metade do cozimento, ou seja, após cerca de dez minutos, adicione as alcachofras cozidas anteriormente 19 e continue cozinhando adicionando um pouco de caldo de cada vez e mexendo 20. Quando o arroz estiver cozido, desligue o fogo. Misture o risoto com a manteiga e o Grana Padano ralado 21,

então ajuste o sal e a pimenta 22 e finalize com o tomilho grosseiramente picado 23. Você pode servir o seu risoto de alcachofras 24: sirva imediatamente!