Cappelletti

/5

APRESENTAÇÃO

Colocar as mãos na massa sempre tem seu charme, especialmente para a massa fresca. Quem não se encanta ao admirar os dedos rápidos e hábeis das senhoras que fecham com extrema facilidade e grande habilidade a massa recheada, especialmente em pequenos formatos, como por exemplo os Tortellini. Uma verdadeira magia que hoje nos leva entre Emilia Romagna e Marche, entre as tradições dessas regiões ricas de história culinária, ambas mestres de um formato particular de massa recheada: os cappelletti. Lembram na forma os chapéus medievais, caracterizados por uma faixa acolchoada e uma ponta projetada para a frente. Não é fácil se distrair entre as variantes existentes de uma área para outra, de uma família para outra... seja sobre como fechar os cappelletti ou recheá-los: de "magro" com ervas e queijo, ou com diferentes tipos (e quais) de carne. Adição de noz-moscada ou outros aromas naturais... enfim, é um desafio até o último rolo de massa! Felizmente, é uma comparação pacífica, já que a diferença, como em tudo, só pode ser enriquecimento! Nós propomos a nossa versão dos cappelletti para você se aventurar junto com avós e tias na preparação destes preciosos pacotinhos. Deixe-nos saber como você vai escolher degustá-los, em caldo talvez... e qual é a sua tradição!

INGREDIENTES

Ingredientes para cerca de 1 kg de cappelletti
Farinha tipo 00 400 g
Ovos 220 g - (cerca de 4)
para o recheio
Porco 150 g - (picado)
Vitelo 100 g - (picado)
Peito de frango 100 g
Parmigiano Reggiano DOP 50 g - ralado
Azeite virgem extra 30 g
Cebolas douradas 60 g
Aipo 50 g
Cenouras 60 g
Vinho tinto 50 g
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste
Noz-moscada quanto baste
Ovos 55 g - (1)

Preparação

Para fazer os cappelletti, comece pela preparação da Massa fresca de ovo (massa e formatos). Despeje a farinha em uma tigela grande 1, bata levemente os ovos e junte à farinha 2, depois comece a amassar com as mãos 3,

até obter uma massa lisa e homogênea 4 que depois você envolverá em filme plástico e deixará descansar, à temperatura ambiente, por meia hora. Enquanto isso, prepare o recheio. Pique aipo, cenoura e cebola 5 e despeje em uma frigideira grande junto com o óleo 6 deixando refogar por cerca de dez minutos, mexendo frequentemente.

Enquanto isso, corte o frango em cubos 7, depois pique finamente com a faca 8 e finalmente junte ao refogado inicial 9

junto com a carne moída de porco e de vitela 10. Misture usando uma colher de pau 11 e refogue por 5-6 minutos, depois adicione o vinho tinto 12.

Assim que o álcool evaporar, ajuste o sal e a pimenta 13 e cozinhe por mais 4-5 minutos 14. Despeje a carne cozida no processador e obtenha uma mistura mais fina 15.

Transfira tudo para um recipiente junto com o Parmesão ralado e o ovo levemente batido 16, adicione noz-moscada, sal e pimenta-do-reino moída 17 e misture 18 deixando de lado.

Retome a massa de ovo, retire o filme plástico e estenda-a com a máquina de massa, ou com o rolo de massa em uma superfície levemente enfarinhada. Se usar a máquina, você deve achatar levemente a massa, enfarinhá-la levemente e colocá-la entre os dois rolos 19. É importante que você comece sempre pela espessura mais larga até chegar à mais fina, adicionando cada vez uma pitada de farinha em cada lado. Durante esta operação, é possível que a massa tenda a deformar-se, então, você deve dobrá-la puxando primeiro uma borda e depois a outra em direção ao centro 20, finalmente pressionando levemente no meio 21

e comece a passar novamente a massa entre os rolos 22. À medida que você obtém folhas finas de cerca de 0,6 mm, cubra-as com filme plástico para que não sequem demais ao ar 23. Depois, com uma roda lisa 24 corte quadrados de massa de 5 cm,

que você irá rechear com uma colher de chá de recheio 25. Compacte o recheio tentando posicioná-lo bem no centro e dobre as extremidades opostas, obtendo assim um triângulo 26. Finalmente, una as duas extremidades puxando-as para você 27

Una-as 28 e achate-as para baixo, beliscando levemente com os dedos. Certifique-se de que estão bem fechados, pois durante o cozimento tendem a abrir. A este ponto, repita a operação para os outros 29 até que você tenha obtido todos os seus cappelletti prontos para cozinhar 30. À medida que os prepara, coloque-os em uma bandeja onde você tenha colocado um pano limpo e levemente enfarinhado com sêmola.

Conservação

Os cappelletti podem ser congelados se você usou ingredientes frescos. Para fazer isso, basta colocá-los em uma bandeja, mantendo-os distantes uns dos outros, e depois colocar a bandeja no congelador por 30 minutos. Quando estiverem bem endurecidos, coloque-os em sacos de congelamento, de preferência já porcionados, e coloque-os novamente no congelador. Quando for utilizá-los, cozinhe-os diretamente congelados em água fervente e proceda conforme a receita.

Conselho

Se a massa secar muito durante o trabalho, você pode pincelar com água a superfície dos discos de massa. Se você não preferir um dos 3 tipos de carne moída, pode substituí-los pelo que preferir mais.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.