Carpaccio de peixe-espada com molho verde à mostarda

/5

APRESENTAÇÃO

O carpaccio de peixe-espada com molho verde à mostarda é um segundo prato fresco, leve e saboroso, adequado para as noites quentes de verão.

O molho verde à mostarda com o qual é acompanhado é feito com azeite, salsa, pinhões, vinagre e mostarda antiga que, com suas sementes inteiras e crocantes, torna este condimento particularmente saboroso e adequado para acompanhar a carne do peixe-espada, de sabor natural não muito pronunciado.

INGREDIENTES
Azeite virgem extra ½ copo
Salsa 1 ramalhete
Sal fino quanto baste
Vinagre de vinho branco 1 colher -
Pinhões 20 g
Mostarda 2 colherinhas - à moda antiga
Peixe-espada defumado 400 g - carpaccio

Preparação

Para preparar o carpaccio de peixe-espada com molho verde à mostarda, comece preparando o molhinho: coloque em um mixer o maço de salsa, adicione os pinhões 1, uma colher de sopa de vinagre de vinho branco 2 e o azeite de oliva extra virgem e bata até obter um molho homogêneo e cremoso;

despeje o molho obtido em uma tigelinha, ajuste o sal 4 e adicione duas colheres de chá de mostarda antiga 5, misture bem para incorporá-la. É importante não colocar a mostarda antiga no liquidificador junto com os outros ingredientes, pois não se deve triturar suas sementes, que devem permanecer inteiras e crocantes.
Disponha o carpaccio de peixe-espada sobre uma cama de saladinha, pincele com azeite para evitar que seque 6 e espalhe o molho recém-preparado, deixe marinar por 20 minutos e depois sirva, de preferência em temperatura ambiente.

Dica

Se para você o sabor da mostarda antiga é muito ácido, na preparação do molhinho você pode omitir a colher de vinagre ou substituí-la por uma colher de chá de creme de vinagre balsâmico, que tornará o condimento menos azedo.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.