Carré de cordeiro sobre creme de ervilhas

/5

APRESENTAÇÃO

Quer transformar uma preparação caseira em um prato para um menu gourmet para servir em uma ocasião especial como a Páscoa? Com a receita do carré de cordeiro sobre creme de ervilhas, você vai impressionar seus convidados durante as festas pascais ou simplesmente no almoço de domingo, com um prato cênico, atraente no visual e que não vai decepcionar nem os paladares mais exigentes. O sabor marcante da carne de cordeiro é suavizado graças a uma delicada marinada com ervas aromáticas perfumada com raspas de limão. Após o cozimento no forno, o carré de cordeiro é servido acompanhado de um aveludado creme de ervilhas, uma nota de cor que vai animar com sabor seus menus de Páscoa. Uma vez servido o carré de cordeiro sobre creme de ervilhas, você não vai resistir à tentação de pegar com as mãos as costelas para saborear melhor esses tenros pedaços de carne! Mas nada de culpa: uma exceção à etiqueta pode ser permitida para um segundo prato tão suculento!

INGREDIENTES

Ingredientes para o cordeiro
Costela de carneiro 800 g
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste
Alecrim 1 raminho
Tomilho 1 raminho
Casca de limão ½
Alho 2 dentes
Azeite virgem extra 20 g
para o creme de ervilhas
Ervilhas congeladas 200 g
Água 150 g - quente
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste
Casca de limão ½
Azeite virgem extra 70 g

Preparação

Para preparar o carré de cordeiro sobre creme de ervilhas, comece limpando a carne, eliminando o excesso de gordura 1, depois faça cortes entre uma costela e outra 2 e, com a ajuda dos dedos, empurre a carne para baixo 3 para liberar o ossinho o máximo possível.

Pegue uma assadeira e coloque o carré de cordeiro inteiro dentro, salgue e apimente ambos os lados, depois despeje 20 g de óleo 4 distribuindo uniformemente por todo o carré, adicione na assadeira os dois dentes de alho, aromatize com as raspas de meio limão 5. Depois perfume com os ramos de alecrim 6

e os de tomilho 7. Cubra a assadeira com filme plástico 8 e deixe marinar na geladeira por pelo menos 2-3 horas, mas se quiser suavizar ainda mais o sabor acentuado do cordeiro, pode deixar marinar durante toda a noite. Após o tempo de marinada, retire o carré de cordeiro e remova o filme plástico 9,

cubra os ossos com papel-alumínio para evitar que queimem 10. Então, asse o carré de cordeiro em forno estático pré-aquecido por 40-45 minutos a 200°C (se usar a modalidade ventilada, asse a 180°C por cerca de 30-35 minutos). Enquanto isso, prepare o creme de ervilhas: coloque as ervilhas em uma panela, cubra com água quente 11, acenda o fogo e cozinhe por 5 minutos após levantar fervura. Uma vez cozidas, escorra as ervilhas com uma escumadeira 12, reserve algumas colheres de lado para a decoração final.

Você pode colocar o restante das ervilhas no copo do liquidificador. Despeje 70 g de azeite de oliva 13, perfume com as raspas de meio limão 14, salgue, apimente e bata tudo 15

até obter um creme liso 16. Quando o cozimento estiver completo, retire o carré de cordeiro do forno 17, remova o papel-alumínio que envolve os ossos e corte-o em costelas 18.

É hora de servir: pegue um prato de servir e distribua no fundo o creme de ervilhas 19, coloque por cima duas costelas (por pessoa), cruzando-as se preferir para um prato mais elaborado, e decore com as ervilhas inteiras que você reservou 20. Saboreie imediatamente o seu suculento carré de cordeiro sobre creme de ervilhas 21.

Conservação

Conserve o carré de cordeiro sobre creme de ervilhas por, no máximo, 1 dia na geladeira dentro de um recipiente hermético. Não se recomenda congelar.

Dica

Se preferir uma marinada com sabor mais acentuado, você pode marinar o carré de cordeiro na cerveja e temperar com bagas de zimbro e louro.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.