Pernil de cordeiro assado

/5

APRESENTAÇÃO

O cordeiro é o símbolo da Páscoa por excelência, o prato principal presente neste Santo dia na maioria das mesas dos italianos. Uma carne muito saborosa e suculenta que se adapta a inúmeras preparações... cada parte dela é de fato o ingrediente protagonista das mais diversas receitas que já apresentamos a você, como as costeletas em crosta de pistache, ou o paleta recheada! Hoje queremos falar sobre um dos cortes mais nobres que melhor se presta ao assado: a perna de cordeiro é a parte mais carnuda e como todos os cortes com osso, é mais rica em sabor. Optamos por realizar um cozimento simples, adicionando poucas ervas aromáticas para não cobrir e deixar todo o seu sabor característico intacto. Seguindo nossas etapas, você obterá uma perna de cordeiro assada tenra e suculenta, um prato principal de Páscoa perfeito, para enriquecer seu menu!

Se você ama o sabor intenso do cordeiro, experimente também nossa receita de abbacchio alla cacciatora.

INGREDIENTES
Pernil de cordeiro 1,7 kg
Azeite virgem extra 30 g
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste
Alecrim 3 raminhos
Tomilho 3 raminhos

Preparo

Para preparar a perna de cordeiro assada, comece cuidando da carne. Primeiro, tente liberar a parte final do osso da carne 1, para que durante o cozimento não enrole. Em seguida, remova a parte de gordura em excesso 2 em toda a perna, até limpá-la quase completamente 3.

Neste ponto, salgue 4, apimente e massageie a carne com as mãos 5. Depois, transfira para uma assadeira levemente untada e espalhe um fio de azeite por toda a superfície 6.

Cubra com ramos de alecrim e tomilho 7. Cozinhe em forno estático pré-aquecido a 180°C por 2 horas, posicionando na prateleira baixa do forno, girando a perna na metade do cozimento 8. Quando estiver bem dourada e perfeitamente cozida de ambos os lados 9, sirva sua perna de cordeiro ainda quente!

Conservação

Uma vez assada, a perna de cordeiro pode ser conservada por no máximo 2 dias na geladeira!

Conselho

Sua perna de cordeiro não tem as mesmas dimensões da nossa? O tempo de cozimento pode variar, talvez você precise prolongar um pouco o tempo se tiver uma perna maior. Para maior precisão, utilizando uma sonda, você conseguirá medir a temperatura correta no centro da perna; para que o interior esteja rosado no ponto certo, deve ser de 60°C!

Enriqueça este prato com o acompanhamento que você mais ama: alcachofras, espinafre ou as clássicas batatas assadas!

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.