Costeletas de cordeiro assadas

/5

APRESENTAÇÃO

No domingo de Páscoa muitas famílias se reúnem ao redor da mesa para celebrar e compartilhar pratos saborosos da tradição: entre os pratos principais de Páscoa que não podem faltar estão, sem dúvida, as costeletas de cordeiro assadas! Um corte de carne macio e saboroso que se adapta muito bem a vários tipos de cozimento. Depois das costeletas de cordeiro fritas e das costeletas em crosta de pistache propomos uma variante mais leve, mas igualmente apetitosa. Graças a uma marinada simples, as costeletas liberarão um aroma irresistível durante o cozimento, enquanto as batatas na assadeira absorverão os sucos do fundo, tornando-se assim um acompanhamento suculento. Seja para o almoço de Páscoa em família ou para um jantar entre amigos, as costeletas de cordeiro assadas são a escolha ideal porque são práticas de preparar e perfeitas para compartilhar!

Experimente também essas receitas com costeletas de cordeiro, tradicionais e não:

  • Abbacchio a scottadito
  • Abbacchio alla cacciatora
  • Costeletas de cordeiro Parmesão e salsinha
  • Costeletas de cordeiro marinadas com legumes grelhados
  • Carré de cordeiro ao tomilho e gordura de Colonnata
  • Costeletas de cordeiro na frigideira

 

INGREDIENTES

Costelas de cordeiro 800 g
Alecrim 2 raminhos
Tomilho 2 raminhos
Alho 1 dente
Casca de limão 1
Azeite virgem extra 20 g
Sal fino quanto baste
Pimenta-do-reino em grãos quanto baste
Pimenta preta quanto baste
Para as batatas
Batatas 600 g
Alho 1 dente
Alecrim 1 raminho
Azeite virgem extra 20 g
Sal fino quanto baste

Preparo

Para preparar as costeletas de cordeiro assadas, comece removendo o excesso de gordura da carne 1, depois faça cortes entre uma costela e outra 2 e, com a ajuda dos dedos, empurre a carne para baixo para limpar o ossinho o máximo possível 3.

Transfira as costelas para uma assadeira e tempere com sal 4 e pimenta. Adicione também 2 ramos de alecrim, o tomilho 5 e grãos de pimenta 6.

Despeje cerca de 10 g de óleo 7, adicione a casca de limão recém-ralada 8, certificando-se de cobrir todas as costelas 9.

Adicione também um dente de alho cortado ao meio 10, cubra com filme plástico 11 e deixe marinar por cerca de 2 horas na geladeira. Após esse tempo, descasque as batatas e corte-as ao meio 12.

Corte ainda mais as batatas em fatias 13. Transfira-as para uma tigela e tempere com um dente de alho cortado em quatro 14 e as folhas de alecrim 15.

Por último, adicione o sal e cerca de 20 g de óleo 16. Coloque as costelas em uma assadeira levemente untada (com os 10 g de óleo restantes) e disponha as batatas temperadas ao redor 18.

Envolva os ossinhos com uma tira de papel alumínio 19, cobrindo-os completamente 20 para não queimá-los durante o cozimento. Asse em forno estático pré-aquecido a 200°C por 50 minutos (não é recomendado o uso de forno ventilado, pois as costelas podem secar demais). Uma vez cozidas, retire do forno e sirva imediatamente as suas costeletas de cordeiro assadas 21!

Conservação

As costeletas de cordeiro assadas podem ser conservadas por um dia no máximo na geladeira, em um recipiente hermético.

Não é recomendada a congelação.

Dica

Para que as costeletas de cordeiro fiquem ainda mais saborosas e aromáticas, deixe-as marinar durante toda a noite!

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.