Cordeiro com queijo e ovos

/5

APRESENTAÇÃO

As receitas com cordeiro nos levam a diferentes regiões da Itália. Com a receita de cordeiro 'cacio e ova' de hoje, nos imergimos entre as suaves colinas de Abruzzo para uma viagem culinária sugestiva: queremos saborear este prato de origens antigas, cuja preparação típica, transmitida de geração em geração, se renova pontualmente todos os anos no menu de Páscoa. O cordeiro 'cacio e ova' é um prato de sabores rústicos, o gosto decidido e selvagem do cordeiro é habilmente suavizado pelas mais aromáticas ervas aromáticas. A característica única deste prato principal pascal é sem dúvida o seu apetitoso creme à base de ovos e pecorino, rigorosamente abruzzese DOC, que envolve com gosto os tenros pedaços de cordeiro. O cordeiro 'cacio e ova' é muito mais do que uma simples receita regional, é um prato que traz consigo os próprios símbolos da festividade cristã, ou seja, os ovos e o cordeiro: por esta razão é muito querido pelos abruzzeses, que nunca deixam de servi-lo à mesa na ocasião da Páscoa... talvez precedido por um bom prato de scrippelle mbusse, sempre para respeitar a tradição!

Experimente também outras deliciosas receitas com cordeiro, como por exemplo:

  • Cordeiro assado com batatas
  • Costeletas de cordeiro assadas
  • Abbacchio alla cacciatora

INGREDIENTES
Cordeiro 1 kg - polpa
Ovos 7
Queijo pecorino 150 g - abruzzese para ralar
Alecrim 1 raminho
Vinho branco seco 100 ml
Azeite virgem extra quanto baste
Pimenta preta quanto baste
Sal fino quanto baste
Bagas de zimbro 4
Tomilho 1 raminho
Louro 1 folha
Cebolas douradas 1

Preparo

Para preparar o cordeiro 'cacio e ova', primeiro limpe e fatie finamente a cebola 1, depois corte o cordeiro em cubos 2. Aqueça o azeite em uma panela e, em seguida, adicione as cebolas 3

e as bagas de zimbro 4, deixe a cebola cozinhar em fogo baixo por 5 minutos. Depois, aumente o fogo e adicione o cordeiro 5 e os aromas: o alecrim, o louro e o tomilho 6.

Doure a carne por cerca de 5 minutos, tempere com sal e pimenta 7, em seguida, regue com o vinho branco 8 e deixe evaporar. Uma vez evaporado o álcool, adicione água suficiente 9 para cobrir a superfície da carne

Agora cubra com a tampa 10 e continue cozinhando em fogo médio por cerca de 35 minutos. Após esse tempo, você notará que o cordeiro ainda estará bem úmido, remova os aromas com uma pinça 11. Em uma tigela, bata os ovos com o pecorino ralado 12,

então abaixe o fogo do cordeiro e adicione a mistura de ovos e pecorino 13. Mexa por alguns minutos em fogo muito baixo e depois desligue o fogo quando os ovos tiverem coagulados levemente 14. Sirva o seu cordeiro bem quente 15 e, se desejar, adicione um fio de azeite extra virgem cru.

Conservação

É aconselhável consumir a preparação imediatamente, como alternativa você pode armazená-la na geladeira por no máximo dois dias. Você pode congelar o cordeiro cozido sem o creme de ovos e queijo.

Dica

O cordeiro 'cacio e ova' tem diversas variações saborosas, em algumas receitas é prevista a adição de suco de limão na mistura de ovos, em outras a carne é enfarinhada antes de ser cozida. Como alternativa às cebolas, alguns utilizam dentes de alho para aromatizar o óleo.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.