Cassoeula revisitada com polenta

/5

APRESENTAÇÃO

A cassoeula revisitada com polenta é uma interpretação da típica especialidade lombarda realizada por Cesare Battisti, chef patron do restaurante Ratanà, em companhia de Cochi Ponzoni, milanês DOC, e inspirada no seu prato do coração, por ocasião de um episódio do vodcast “Discorsi in Osteria”.

A atenção para as matérias-primas do território que caracteriza sua filosofia de cozinha respeita a tradição rural da qual esta iguaria se origina, com a presença de todas aquelas partes do porco menos nobres que antigamente eram rejeitadas pelas famílias nobres. Também o repolho obviamente não pode faltar, assim como a Polenta com a qual a Cassoeula é acompanhada.

A inovação desta variante está na apresentação: os vários cortes de carne, de fato, após o cozimento são limpos dos resíduos e inseridos dentro de uma terrina para compactá-los e poder saboreá-los posteriormente sem dificuldade... e sem sujar as mãos! A cassoeula revisitada com polenta mantém, portanto, o sabor original da tradição, mas atende às necessidades dos convivas com um toque moderno e criativo.

INGREDIENTES

Para a cassoeula
Costeletas de porco 500 g
Verzini 200 g
Torresmo 75 g
Porco 750 g - pezinho
Porco 1,3 kg - focinho
Porco 300 g - orelha
Porco 430 g - rabinho
Repolho 1 kg - (para limpar)
Aipo 80 g
Cenouras 60 g
Cebolas 40 g
Passata de tomate 60 g
Água 1,6 l - fria
Azeite virgem extra 30 g
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste
Para a polenta
Farinha de milho 200 g
Água 800 g
Azeite virgem extra 20 g
Sal fino quanto baste
Para decorar
Salsa quanto baste

Para preparar a cassoeula

Para preparar a cassoeula revisitada com polenta, primeiro corte em pedaços menores o pé 1, o rabo 2 e a orelha 3.

Faça o mesmo com o focinho 4, a pele 5 e os embutidos 6. Alternativamente, você pode pedir ao seu açougueiro de confiança para fazer isso por você.

Corte também as costelas em pedaços 7, distribua-as em uma assadeira 8 e asse em forno estático a 140° por cerca de 20 minutos 9.

Imersa as outras partes do porco em água fervente 10 e cozinhe por cerca de 20 minutos, removendo ocasionalmente a espuma na superfície 11. Após este tempo, escorra tudo e adicione às costelas na assadeira 12. Mantenha aquecido.

Aqueça uma boa quantidade de óleo em uma panela grande, depois adicione a cebola, a cenoura e o aipo finamente picados 13 e deixe refogar suavemente 14. Quando o refogado estiver macio, adicione os pedaços de pele e pé 15.

Cubra com a água fria 16, adicione sal 17 e pimenta. Tampe 18 e cozinhe em fogo baixo por cerca de 40 minutos.

Enquanto isso, cuide do repolho: elimine a base 19, depois divida ao meio 20 e corte em pedaços grandes, incluindo as folhas externas 21.

Após os 40 minutos de cozimento, adicione o repolho na panela 22, depois junte os pedaços de focinho, orelha e rabo 23. Adicione também o molho de tomate 24 e continue a cozinhar por mais 15 minutos, sempre com a tampa.

Neste ponto, adicione as costelas 25 e cozinhe com a tampa por cerca de 90 minutos 26. No final do cozimento (verifique se a carne das costelas se solta facilmente do osso), adicione também os embutidos 27, mexa bem e apague o fogo.

Transfira os pedaços de carne para uma grelha para escorrer o líquido em excesso e deixe esfriar um pouco 28. Enquanto isso, reduza o fundo de cozimento com os repolhos em fogo baixo por cerca de 30 minutos 29, até obter um molho espesso, brilhante e saboroso. Desfie a carne com as mãos para eliminar os ossos e recolha em uma tigela 30, juntamente com as outras partes do porco.

Despeje tudo em uma terrina de 20x11x11 cm 31, pressione bem com a mão 32 e cubra com filme plástico 33. Coloque um peso em cima e deixe descansar na geladeira durante toda a noite.

Para a polenta

Despeje a água em uma panela, adicione o óleo e o sal 34 e leve para ferver. Quando começar a ferver, adicione a farinha de milho em chuva 35. Mexa bem com um batedor 36 e cozinhe em fogo baixo por cerca de 45 minutos.

Quando a polenta estiver espessa 37, transfira para uma terrina de 20x10x7 cm untada com óleo 38. Nivele a superfície 39 e cubra com filme plástico. Deixe esfriar primeiro à temperatura ambiente e depois na geladeira, junto com a terrina de cassoeula.

Para servir

Após o tempo de resfriamento 40, desenforme a terrina de cassoeula em uma tábua de corte e corte em fatias de cerca de 2-3 cm de espessura 41. Transfira as fatias para uma assadeira 42 e aqueça no forno a 200° por 20 minutos.

Desenforme também a polenta e corte em fatias 43, depois aqueça em uma frigideira de ambos os lados até dourar 44. Você está pronto para servir: coloque na base uma fatia de polenta crocante 45.

Adicione a cassoeula 46 e cubra com o molho de repolho reduzido 47. Decore com algumas folhas de cerefólio e sua cassoeula revisitada com polenta está pronta para ser servida 48!

Conservação

A cassoeula revisitada com polenta pode ser conservada na geladeira por 2 dias, em um recipiente hermético.

Você pode congelá-la, sem a polenta.

Dica

Monitore o cozimento da cassoeula e, se necessário, adicione um pouco mais de água salgada quente.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.