Castagnole salate

/5

APRESENTAÇÃO

As portas do Carnaval estão abertas! Portanto, amantes do frito venham que hoje temos para vocês as castagnole salgadas! A festa é longa e sabe-se que há muito para fritar, primeiramente as deliciosas Chiacchiere. Além dos doces queremos apresentar a vocês o lado salgado desta festividade. Deixem de lado por um momento as castagnole doces simples ou recheadas e mergulhem na sua versão para aperitivo! São deliciosas também sozinhas, mas sugerimos prová-las com um creme com combinação tipicamente invernal: creme de abóbora e Castelmagno: vocês verão que todos vão devorá-las em um piscar de olhos. Portanto, estão prontos com óleo de sementes em mãos? Aqui está a receita das castagnole salgadas e... bom Carnaval a todos!

INGREDIENTES

Ingredientes para 30 castagnole de cerca de 13-14 g cada uma
Parmigiano Reggiano DOP 40 g
Farinha tipo 00 200 g
Açúcar 10 g
Levedura instantânea para preparações salgadas 8 g
Sal fino ¼ colherinha
Ovos 110 g - à temperatura ambiente (cerca de 2 médias)
Manteiga 40 g - amolecido à temperatura ambiente
Grappa 10 g
Óleo de amendoim quanto baste
Para o creme de abóbora e Castelmagno
Abóbora Mantuana 125 g
Castelmagno 30 g
Mascarpone 20 g
Alho 1 dente
Água 100 g
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste
Azeite virgem extra quanto baste

Preparação

Para preparar as castagnole salgadas comece colocando em um recipiente todos os ingredientes. Comece pelos secos: a farinha, o parmesão ralado 1, o açúcar, o fermento instantâneo para preparações salgadas 2 e o sal 3.

Misture brevemente os pós e depois adicione a manteiga, os ovos levemente batidos 4 e a grappa 5. Amasse à mão e depois transfira tudo para a bancada e continue a trabalhar até compactar os ingredientes. Não é necessário adicionar farinha, mas se realmente for preciso, acrescente uma pitada 6.

Obtida uma massa homogênea, separe 30 pedaços de cerca de 13-14 gramas cada um 7 e modele até obter pequenas esferas 8. Frite alguns pedaços de cada vez em abundante óleo de sementes de amendoim, aquecido a no máximo 165° (meça com termômetro de cozinha) caso contrário, elas ficarão douradas por fora e cruas por dentro 9.

Serão necessários apenas alguns minutos de fritura, por isso mexa frequentemente com a escumadeira para fritá-las de forma uniforme 10. À medida que estiverem prontas, escorra as castagnole salgadas sobre papel absorvente 11 e continue assim com todas as outras. Deixe esfriar 12.

Enquanto isso, cuide do creme de abóbora e castelmagno. Primeiro rale o queijo: trata-se de um queijo de massa semidura, por isso se esfarelará facilmente, então tome cuidado ao ralar; reserve o Castelmagno ralado 13. Passe para a limpeza da abóbora: remova a casca, sementes e filamentos internos e depois corte em cubinhos bem pequenos, 2-3 mm serão suficientes 14. Desta forma, cozinharão rapidamente. Aqueça uma frigideira com um pouquinho de óleo e um dente de alho com casca (lembre-se de amassá-lo com a palma da mão antes). Assim que o fundo estiver quente, adicione os cubinhos e deixe refogar por 1 minuto 15.

Baixe o fogo, ajuste o sal e a pimenta e depois adicione a água, deixando cozinhar por 15 minutos 16: o fundo não deve secar muito, se necessário, você pode adicionar um pouco mais de água. No final do cozimento, retire o alho 17 e despeje imediatamente no mixer, você deve aproveitar que o fundo ainda está bem quente 18.

Adicione o Castelmagno 19 e bata até obter um creme liso. Se necessário, você pode adicionar algumas gotas de água quente 20. Transfira o creme para uma tigela, adicione o mascarpone 21

e misture até obter um creme homogêneo 22. Transfira tudo para um saco de confeitar com bico de injeção e comece a rechear as castagnole. Faça um furo de entrada e escave delicadamente 23, depois esprema o recheio até enchê-las e continue assim para todas. Aqui estão prontas suas deliciosas castagnole salgadas com creme de abóbora e Castelmagno, bom Carnaval 24!

Conservação

As castagnole salgadas vazias podem ser conservadas em temperatura ambiente por até 2 dias, mas seria melhor consumi-las o quanto antes, pois perderão a crocância.
As castagnole recheadas, por outro lado, podem ser armazenadas por no máximo 1 dia. Portanto, o creme também pode ser preparado com no máximo 1 dia de antecedência.
A congelação da massa não é recomendada, enquanto as castagnole vazias podem ser congeladas e depois descongeladas; nesse caso, é bom aquecê-las um pouco antes de servir.
A massa pode ser preparada e armazenada, envolta em filme plástico, em temperatura ambiente por no máximo 12 horas.

Conselho

Quanto ao creme das castagnole salgadas, o mascarpone é o queijo mais adequado porque é pouco saboroso e cremoso na medida certa. Uma ricota poderia suavizar demais o sabor do Castelmagno, mas é uma alternativa válida!
O Castelmagno é um queijo tão saboroso e particular que recomendamos experimentá-lo e não substituí-lo pelo clássico parmesão.
Se você não tiver a grappa, pode substituí-la por um licor pouco doce ou vinho branco.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.