Castagnole ripiene

/5

APRESENTAÇÃO

O Carnaval com todos os seus doces está se aproximando e você já está pensando em quais poderá preparar? Certamente nesta época o frito não pode faltar, mas se as típicas Chiacchiere ou as Bugie recheadas de Carnaval lhe parecem muito simples e você está desejando algo mais saboroso, as castagnole recheadas são justamente o que você procura! A receita básica das Castagnole é aquela que já preparamos ano após ano (também na versão das castagnole de chocolate), mas hoje as recheamos com uma das cremes mais clássicas e amadas por todos: o Creme de confeiteiro! Seja aromatizado com laranja, limão, baunilha ou chocolate, o importante é que seja denso o suficiente para ficar dentro dessas frituras de Carnaval perfeitamente redondas!  

Venha descobrir outros doces de Carnaval fritos e assados para preparar em casa:

 

INGREDIENTES

Ingredientes para cerca de 20 castagnole
Ovos 120 g - (cerca de 2)
Açúcar 50 g
Farinha tipo 00 200 g
Manteiga 40 g - em ponto de pomada
Casca de limão ½
Licor de anis 10 g
Sal fino 1 pitada
Fermento químico em pó 8 g
Fava de baunilha 1
para o creme
Leite inteiro 200 g
Creme de leite fresco líquido 50 g
Fava de baunilha 1
Gemas 2
Açúcar 70 g
Amido de milho (maizena) 22 g
para fritar
Óleo de amendoim quanto baste
para polvilhar
Açúcar quanto baste

Preparação

Para preparar as castagnole recheadas, comece pelo creme de confeiteiro, que precisará esfriar. Em uma panela, aqueça o leite e o creme de leite com a fava de baunilha aberta e sem sementes 1. Você pode usar as sementes no leite ou juntá-las às gemas e açúcar para trabalhar em outra panela com um batedor de mão 2. Adicione a maizena a esta mistura e mexa novamente para incorporar 3.

Uma vez que o leite e o creme de leite estejam quentes, remova a fava, despeje sobre a mistura de gemas 4 e misture bem. Em seguida, transfira tudo novamente para o fogo baixo para engrossar o creme, mexendo para evitar que o creme grude no fundo. Quando o creme estiver denso, retire do fogo e misture energicamente por alguns instantes 5, então transfira o creme para uma tigela baixa e larga, cobrindo com filme plástico em contato direto 6. Deixe esfriar primeiro em temperatura ambiente e depois na geladeira.

Dedique-se à massa das castagnole: em uma tigela, coloque a farinha e o fermento peneirados, adicione também o açúcar com as sementes de uma fava de baunilha 7. Despeje os ovos e a manteiga amolecida 8. Rale a casca de meio limão 9.

Despeje o licor de anis 10 e uma pitada de sal. Misture tudo primeiro com um garfo e depois com as mãos 11. Transfira a massa para uma superfície de trabalho, enfarinhe ligeiramente e trabalhe com a ajuda de uma espátula 12.

Forme uma bola e depois um cilindro 13, do qual você irá cortar pedaços de cerca de 20 g 14. Dê uma forma redonda a cada um 14, depois frite poucas bolinhas de cada vez em óleo de amendoim já quente a 140° (a ser medido com um termômetro de cozinha) 15, até que fiquem douradas.

Escorra-as em papel absorvente para frituras para escorrer o excesso de óleo. Ainda quentes, mergulhe-as no açúcar granulado 16. Agora você pode recheá-las com o creme de confeiteiro colocado em um saco de confeitar com bico bem estreito 17. Sirva suas castagnole recheadas 18!

Conservação

Recomenda-se consumir as castagnole recheadas imediatamente ou armazená-las no máximo por um dia na geladeira, em um recipiente hermético. Se necessário, aqueça ligeiramente.

Você pode armazenar o creme de confeiteiro na geladeira por cerca de 2 dias.

Não é recomendado congelar.

Conselho

Você pode aromatizar a massa também com casca de laranja ou limão. Você pode rechear também com creme de confeiteiro de chocolate ou creme chantilly.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.