Cestinha de crocante de avelãs

/5

APRESENTAÇÃO

Quando você servir aos convidados esta cestinha de crocante de avelãs recheada com creme diplomata, eles ficarão sem dúvida de boca aberta. O sucesso é garantido: a combinação das avelãs caramelizadas, que lembram o crocante, com seu sabor delicado e intenso, a amargura do chocolate amargo e a consistência aveludada do creme diplomata é perfeita.
Será interessante saborear o delicado creme diplomata magistralmente colocado dentro, e continuar até o final descobrindo também a crocância da casca.
Como sobremesa de colher em porções individuais, pode ser uma sobremesa ideal e satisfatória: uma verdadeira surpresa nota 10!

INGREDIENTES

Ingredientes para 4 cestinhas de crocante de avelãs
Granulado de avelã 30 g
Açúcar 170 g
Água 50 g
Para o creme diplomático
Leite inteiro 180 g
Gemas 2
Amido de milho (maizena) 10 g
Açúcar 55 g
Creme de leite fresco líquido 180 g
Fava de baunilha 1
Gelatina em folhas 1 g
Para decorar
Chocolate amargo 100 g
Frutas vermelhas 45 g
Hortelã 4 punhados
Gotas de chocolate amargo 30 g

Preparo

Para preparar a cestinha de crocante de avelãs com creme diplomata, comece preparando a base para o recheio. Coloque o leite em uma panela e adicione a polpa de baunilha retirada da fava e a fava inteira 1. Enquanto o leite esquenta, coloque a gelatina de molho e reserve-a. Coloque as gemas e o açúcar em uma tigela 2, bata com um batedor manual e aos poucos incorpore o amido 3.

Quando o leite estiver quente, retire a fava de baunilha 4 e misture algumas conchas à mistura de gema e açúcar 5. Despeje então tudo na panela com o restante do leite e deixe engrossar suavemente, mexendo o creme continuamente 6.

Escorra e esprema bem a gelatina que estava de molho 7 e adicione-a ao creme enquanto cozinha, mexendo cuidadosamente para dissolvê-la 8. Transfira o creme quente para uma assadeira larga e rasa, cubra com papel filme e deixe esfriar completamente em temperatura ambiente 9: levará cerca de duas horas.

Enquanto isso, dedique-se às cestinhas de crocante. Em outra panela antiaderente, coloque a água e o açúcar e leve suavemente a uma temperatura de 165°C, medindo com um termômetro de cozinha 10. Na ausência do termômetro, desligue o fogo assim que o açúcar adquirir uma cor dourada 11. Nesse ponto, adicione o picado de avelãs ao caramelo 12

e misture mexendo com uma colher de pau, cozinhando por mais 2-3 minutos 13. Transfira imediatamente o crocante quente para um tapete de silicone ou folha de papel manteiga 14, espalhe-o o máximo possível com uma espátula 15 e espere pelo menos 10 minutos para que esfrie completamente.

Para obter as cestinhas, quebre grosseiramente o crocante frio e coloque os pedaços em um processador 16: acione as lâminas e triture muito finamente. Agora, posicione um anel de 15 cm de diâmetro sobre a folha de silicone ou em uma assadeira forrada com papel manteiga e preencha com cerca de 45 g de pó de crocante 17. Depois de remover delicadamente o anel, compacte ainda mais a base com as costas de uma colher 18. Asse por 3-4 minutos em forno estático pré-aquecido a 180°C (se ventilado, a 160°C por cerca de 2 minutos).

Após o cozimento, deixe esfriar ligeiramente o crocante e depois descole-o da folha de silicone ou do papel manteiga, com muito cuidado 19. Transfira o crocante para uma forminha de alumínio virada de cabeça para baixo 20 e faça-o aderir o máximo possível às suas bordas para que assuma a forma necessária 21. Deixe esfriar a cestinha sobre a forminha.

A esta altura, você pode finalizar o recheio. Coloque o creme de leite fresco no recipiente de um processador e acione os batedores para batê-lo bem firme 22: adicione ao creme completamente frio e misture delicadamente, mexendo de baixo para cima para não desmontar o creme de leite 23. Agora, preencha com o creme diplomata um saco de confeitar com bico estrela 24, e coloque-o na geladeira.

O último ingrediente que você precisa é o chocolate. Pique-o com a lâmina de uma faca 25. Derreta o chocolate em banho-maria: transfira o picado para uma tigela colocada em uma panela ligeiramente maior e preenchida com um pouco de água, que não deve, no entanto, estar em contato com a tigela. Ligue o fogo e deixe o chocolate derreter completamente 26. Pegue a cestinha de crocante, que entretanto se solidificou voltando a ficar crocante, e pincele o interior com o chocolate derretido ainda quente 27.

É o momento do recheio: retire da geladeira o saco de confeitar contendo o creme diplomata e preencha a cestinha 28. Decore com frutas vermelhas 29, gotas de chocolate e, finalmente, uma folhinha de hortelã 30. Sua cestinha de crocante de avelãs está pronta para impressionar seus convidados.

Conservação

Você pode conservar o crocante e as cestinhas colocando-os em um recipiente de lata ou sob uma campânula de vidro.
Depois de deixar o creme diplomata esfriar, é possível congelá-lo ou conservá-lo na geladeira por 2-3 dias, bem fechado hermeticamente em um recipiente.

Dica

Uma variação deliciosa pode ser preparar a cestinha com pistache moído no lugar das avelãs

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.