Charutos com queijo de cabra e mel com alecrim

/5

APRESENTAÇÃO

Existem muitos aperitivos deliciosos, mas como o que propomos hoje, realmente não existem! Charutos com queijo de cabra e mel com alecrim, um finger food elegante e refinado, mas ao mesmo tempo muito simples de fazer. Um canudo de massa filo bem fino, que envolve a quantidade certa de queijo de cabra e permite obter um equilíbrio perfeito entre cremosidade e crocância. Mas se isso não bastasse, a verdadeira cereja do bolo será a decoração final. O mel com alecrim dará a este prato um toque especial que satisfará até os paladares mais exigentes, abertos a todas as novidades! Doce ou salgado? Charutos com queijo de cabra e mel com alecrim!

Deixe-se seduzir também por estas variações:

  • Bocadinhos de massa folhada com queijo e mel
  • Rolinho primavera de frango e legumes
  • Rolinho de massa filo vegetariano

 

INGREDIENTES

Ingredientes para 12 peças
Massa folhada 60 g - (3 folhas retangulares de 24x40 cm)
Cabra 120 g
Casca de limão ½
Pimenta preta 1 pitada
Azeite virgem extra quanto baste
para untar os cones de aço
Manteiga quanto baste
para fritar
Óleo de amendoim quanto baste
para decorar
Mel millefiori 40 g
Alecrim 1 raminho

Preparação

Para preparar os charutos com queijo de cabra e mel com alecrim, pegue as 3 folhas de massa filo e organize-as uma sobre a outra. Com uma faquinha, corte as 3 folhas para obter 12 retângulos de 8x10 cm 1. Os retângulos de massa devem ser do comprimento do seu cilindro de metal e largos o suficiente para enrolar a massa ao redor do cilindro 3 vezes. Nossos cilindros têm 8 cm de comprimento e 1 cm de diâmetro. Unte-os com manteiga e enrole a massa ao redor, apertando bem e deixando sobressair mais de um lado, assim será fácil remover os cilindros depois (2-3). 

Ao chegar ao final, sele a borda externa pincelando-a com água 4. Se a massa começar a secar, você pode pincelar os retângulos com água antes de enrolá-los. Continue da mesma forma com os outros, tentando trabalhar rapidamente, pois a massa filo tende a secar 5 e coloque-os em uma bandeja forrada com papel manteiga. Enquanto isso, aqueça o óleo até a temperatura de 160°. Quando o óleo atingir a temperatura, mergulhe um cilindro por vez 6 ou, se a panela for grande o suficiente, no máximo 2, para que não se toquem. 

Cozinhe-os por no máximo dois minutos até que estejam bem dourados, depois escorra-os 7 e coloque-os em uma bandeja forrada com papel toalha. Deixe-os esfriar um pouco antes de retirar os cilindros com muito cuidado (8-9). 

Agora prepare o creme de queijo de cabra: coloque o queijo em uma tigela e adicione a casca ralada do limão 10, acrescente um fio de azeite 11, uma pitada de pimenta e misture tudo com uma colher 12, até obter um creme homogêneo. Transfira o creme para um saco de confeitar, com bico canelado de 0,6 mm, e reserve. 

Agora faça o mel com alecrim: coloque o mel em uma tigelinha e aqueça no micro-ondas, depois retire as folhas de alecrim e pique finamente 13. Adicione o alecrim ao mel na tigelinha e misture 14. Recheie os canudos primeiro de um lado 15 

e depois do outro 16. Coloque-os aos poucos em um prato e decore com algumas gotas de mel com alecrim 17, antes de servir 18.

Conservação

Se preferir preparar os charutos com antecedência, recomendamos que os mantenha vazios por algumas horas e recheie na hora. 

O creme pode ser armazenado na geladeira por 1-2 dias. 

Se sobrar charutos, é possível armazená-los na geladeira por 1-2 dias, mas não estarão tão crocantes como recém-recheados! 

Sugestão

Se preferir, em vez de massa filo, você pode usar tanto massa brisée quanto massa folhada. 

Para um toque mais acentuado, adicione cebolinha picada ao creme de queijo de cabra.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.