Cheesecake de iogurte, figos e mel

/5

APRESENTAÇÃO

Com a aproximação do final do verão vem um pouco de melancolia, mas para nos consolar chegam às nossas mesas os figos com os quais podemos preparar deliciosos Torta de figo, Torta de figo e mascarpone, Biscoitos de figo e também uma fantástica cheesecake de iogurte, figos e mel! Utilizamos esses frutos doces de duas maneiras diferentes: cozidos para espalhar sobre a clássica base de biscoitos e frescos em fatias em uma camada para inserir dentro do recheio sem cozimento. Por fim, é imprescindível o mel que com os figos e o iogurte cria uma combinação irresistível! Perfeita para surpreender os convidados com sua decoração cênica, a cheesecake de iogurte, figos e mel será uma agradável surpresa de descobrir colherada após colherada.

Experimente também esta variação com nozes: Cheesecake de figo!

INGREDIENTES

Ingredientes para a base (para uma forma de 24 cm)
Biscoitos secos 270 g
Manteiga 100 g -
para rechear
Figos roxos 400 g
Queijo cremoso 750 g
Iogurte grego 400 g
Creme de leite fresco líquido 300 g
Mel millefiori 100 g
Açúcar de confeiteiro 60 g
Gelatina em folhas 8 g
para decorar
Figos roxos 300 g
Mel millefiori quanto baste
Hortelã quanto baste

Preparação

Para preparar a cheesecake de iogurte, figos e mel, primeiro dedique-se à base da cheesecake: derreta a manteiga em fogo bem baixo e deixe amornar. Coloque os biscoitos em um processador 1 e triture-os. Adicione aos biscoitos a manteiga derretida anteriormente 2 e misture bem para integrar. Utilize a mistura obtida para cobrir a base de uma forma de 24 cm de diâmetro forrada com papel manteiga. Pressione bem com as costas de uma colher para obter uma espessura uniforme 3 e coloque na geladeira para firmar por cerca de 30 minutos.

Enquanto isso, descasque 200 g de figos 4, coloque-os em uma panela pequena 5 e cozinhe em fogo médio por cerca de 5 minutos, mexendo de vez em quando para que desmanchem completamente 6. Em seguida, retire do fogo e deixe esfriar.

Agora prepare o creme: coloque a gelatina de molho em água fria por cerca de 10 minutos 7 enquanto aquece o mel em uma panela pequena. Quando o mel estiver quase fervendo, desligue o fogo e adicione a gelatina bem espremida 8, misture rapidamente para integrar 9 e deixe amornar.

Em uma tigela grande, misture o iogurte grego com o queijo cremoso 10 e integre (com batedor elétrico ou uma espátula), depois adicione o mel onde dissolveu a gelatina já amornado 11 e misture novamente 12.

Despeje o creme de leite em outra tigela, adicione o açúcar de confeiteiro 13 e bata com o batedor até obter uma consistência firme e espumosa. Incorpore o creme de leite batido à mistura de iogurte e queijo 14 integrando bem com um batedor (ou a espátula) 15.

Corte 200 g de figos em fatias com espessura de 2-3 mm, sem remover a casca: eles servirão para o recheio 16. Neste ponto, retire a base de biscoitos da geladeira e espalhe sobre ela os figos cozidos, que terão esfriado 17. Adicione metade do creme 18 e nivele com uma espátula.

Coloque as fatias de figo sobre toda a superfície 19 e cubra com o creme restante 20. Nivele com a espátula 21 e coloque na geladeira para firmar por pelo menos 4-6 horas.

Decorrido esse tempo, desenforme a cheesecake e transfira para um prato de servir. Corte os figos para a decoração em fatias finas, sempre sem remover a casca, e disponha-os na superfície criando um círculo externo e um interno 22. Adicione algumas folhinhas de hortelã fresca 23 e decore com um fio de mel: sua cheesecake de iogurte, figos e mel está pronta para ser servida 24!

Conservação

A cheesecake de iogurte, figos e mel pode ser conservada na geladeira coberta com uma cúpula de vidro por no máximo 1-2 dias, de preferência sem decoração. Não é recomendado congelar.

Conselho

Para um sabor mais delicado, você pode substituir o queijo cremoso pela mesma quantidade de ricota.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.