Churrasco

/5

APRESENTAÇÃO

O churrasco não é apenas um prato suculento para preparar, mas um momento de partilha com amigos e familiares ao ar livre! Seja um churrasco ao ar livre ou uma preparação caseira na chapa, os segredos para obter um churrasco perfeito são os mesmos: uma saborosa marinada com ervas e óleos não só tornará a carne macia durante o cozimento, mas também fará com que todo o aroma das especiarias utilizadas se levante da grelha quente. Quando algum curioso se aproxima da grelha para saber se sua porção está pronta, tenha cuidado para não furar a carne ao verificá-la ou virá-la, para não perder os sucos... e se você gosta de sabores fortes, acompanhe com chimichurri, o famoso molho argentino à base de salsa e pimenta. Pequenas dicas para um churrasco inesquecível no Dia dos Pais ou em qualquer ocasião que a bela estação oferece. Agora só resta escolher o local e a companhia!

Quer impressionar? Experimente o tomahawk na grelha... dedicado apenas aos carnívoros mais fervorosos!

INGREDIENTES

Costeletas de porco 800 g
Salamela 300 g
Porco 500 g - costeletas
Luganega 400 g
Porco 600 g - (4 espetinhos)
para a marinada de costeletas e costelinhas
Azeite virgem extra 50 g
Sal fino 10 g
Alecrim quanto baste
Pimenta-do-reino em grãos 10
Pimenta preta 1 pitada
Para a marinada dos espetinhos
Azeite virgem extra 20 g
Sal fino 4 g
Alecrim quanto baste
Pimenta preta 1 pitada
Pimenta-do-reino em grãos 5

Preparo

Para preparar o churrasco, a primeira coisa a fazer é cuidar da marinada da carne. Pique o alecrim 1 e divida-o em duas partes. Coloque as costeletas em uma travessa, adicione metade do alecrim 2, o óleo 3, o sal e a pimenta moída. Massageie delicadamente a carne para deixá-la saborosa e reserve.

Coloque as costelinhas em outra travessa e repita a mesma operação, ou seja, adicione o alecrim restante 4, o óleo 5, o sal e a pimenta-do-reino moída. Massageie também as costelinhas com as mãos 6.

Para conveniência, posicione as costeletas sobre as costelinhas 7, adicione os grãos de pimenta-do-reino 8, cubra com filme plástico 9 e deixe marinar a carne na geladeira por 8-10 horas.

Após cerca de 6 horas, cuide da marinada dos espetinhos, pois eles precisarão de menos tempo de marinada devido à presença dos vegetais. Coloque os espetinhos em uma travessa e adicione o óleo 10, o sal, o alecrim picado 11, e a pimenta-do-reino moída e em grãos. Massageie os espetinhos com as mãos, cubra com filme plástico 12 e coloque na geladeira para marinar por 2 horas.

Após o tempo de marinada, comece a cozinhar as costelinhas. Coloque-as em uma grelha quente 13, deixe-as dourar e vire-as 14, depois continue cozinhando, virando de vez em quando. Serão necessários 20 minutos de cozimento no total. Uma vez cozidas, posicione-as em um prato 15 e cubra com papel alumínio.

Neste ponto, coloque as costeletas na grelha 16 e cozinhe por cerca de 15 minutos, virando-as na metade do tempo. Uma vez cozidas, coloque as costeletas no mesmo prato das costelinhas 17 e cubra novamente com papel alumínio 18. Se a sua grelha for suficientemente grande, você pode cozinhar costelinhas e costeletas juntas, prestando atenção aos tempos de cozimento ligeiramente diferentes.

Uma vez cozidas as costeletas, dedique-se ao cozimento dos espetinhos. Coloque-os também na grelha 19 e cozinhe por cerca de 3-4 minutos de cada lado, dourando-os em todos os 4 lados 20. Serão necessários cerca de 15 minutos de cozimento no total. Uma vez cozidos, coloque-os em uma bandeja 21 e cubra também com papel alumínio.

Enquanto os espetinhos cozinham, pegue a linguiça e corte-a ao meio, mas sem separá-la completamente, depois abra-a como um livro 22. Pegue também a linguiça luganega e enrole-a sobre si mesma fazendo uma volta e meia, corte a parte restante 23 e prenda sua espiral de linguiça com palitos 24.

Coloque ambos os tipos de linguiça na grelha quente 25 e cozinhe a linguiça por 4-5 minutos de cada lado, enquanto para a luganega serão suficientes 3-4 minutos de cada lado. Uma vez cozidas as linguiças, coloque tudo em uma travessa 26, aqueça os outros tipos de carne e sirva imediatamente seu churrasco 27!

Conservação

O churrasco deve ser servido imediatamente após cozido. A conservação não é recomendada.

Sugestão

Perfume a carne com outras especiarias, como páprica ou orégano no momento da marinada.

Ao virar a carne durante o cozimento, preste atenção para não furá-la, evitando que os líquidos escapem e mantendo a carne macia!

Acompanhe seu churrasco com legumes grelhados, como pimentões e abobrinhas.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.