Tomahawk grelhado

/5

APRESENTAÇÃO

Carnívoros de toda a web, venham: hoje preparamos um bife digno da mesa dos Flintstones, o tomahawk grelhado! Seu nome se refere ao machado usado pelos nativos americanos e, ao julgar pela forma, podemos facilmente entender o porquê... trata-se de um Bife grelhado com rúcula e tomatinhos que é retirado da parte frontal do lombo, caracterizado por um osso de cerca de 30 cm de comprimento. A carne, cujo espessura varia de 4 a 8 cm, tem uma aparência altamente marmorizada que a torna tenra e suculenta. Ideal para grelhar, esse impressionante corte prehistórico se candidata a ser a protagonista indiscutível de churrascos e Churrasco: sirva o tomahawk grelhado rigorosamente com o osso, como a clássica Costeleta à milanesa, e prepare-se para uma refeição verdadeiramente fora do comum!

INGREDIENTES
Carne de boi 1 ¼ kg - (tomahawk)
Sal grosso 50 g
Manteiga clarificada 50 g
Alho 2 dentes
Pimenta-do-reino em grãos 10
Bagas de zimbro 4
Louro 2 folhas
Sálvia 2 folhas
Alecrim 1 raminho

Preparação

Para preparar o tomahawk grelhado, primeiro retire a carne da geladeira e deixe-a em temperatura ambiente por pelo menos uma hora. Prepare o sal aromatizado: coloque os dentes de alho descascados em um processador 1 junto com as bagas de zimbro 2 e os grãos de pimenta 3.

Adicione o sal grosso 4, a manteiga clarificada 5 e as folhas de louro 6.

Finalmente, adicione a sálvia 7 e o alecrim 8 e misture até obter uma mistura homogênea 9.

Massageie a carne com o sal aromatizado 10 para temperá-la bem de todos os lados 11. Agora prossiga com o cozimento: coloque o bife na grelha bem quente e sele por 10 minutos, certificando-se de que a chama não esteja muito forte 12.

Decorridos 10 minutos, use uma pinça para virar a carne perpendicularmente à grelha e sele desta forma por mais 5 minutos 13. Neste ponto, vire-a do outro lado e deixe cozinhar por mais 10 minutos 14, depois posicione-a perpendicularmente do outro lado e sele por mais 5 minutos. A temperatura interna deve atingir 55°-60°.

Uma vez cozida, transfira o bife para uma grelha que você terá posicionado sobre uma assadeira 15, cubra com uma folha de papel alumínio 16 e deixe descansar em um local quente por cerca de 10 minutos. Desta forma, a carne aquecerá uniformemente e os sucos se distribuirão internamente. Seu tomahawk grelhado está pronto para ser apreciado 18!

Conservação

Recomenda-se consumir imediatamente o tomahawk grelhado.

Se desejar, você pode preparar o sal no dia anterior para que os aromas sejam melhor absorvidos.

Conselho

A melhor cozedura para este corte de carne é ao ponto, com temperatura interna de 55°-60°. Se preferir, pode fazê-lo malpassado (50°-55°) ou bem passado (65°-70°), mas neste último caso tenderá a endurecer.

O tempo de descanso no final do cozimento é muito importante, pois evita que o sangue escorra no prato e atinge a temperatura correta também no interior.

Usamos manteiga clarificada porque tem um ponto de fumaça mais alto do que a manteiga normal e é, portanto, mais adequada às altas temperaturas da grelha. Se preferir, pode substituí-la por uma quantidade menor de manteiga não clarificada ou por azeite de oliva extra virgem. Como alternativa, pode omitir as gorduras, mas, nesse caso, a carne ficará mais seca por fora.

Você pode personalizar o sal aromatizado ao seu gosto!

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.