Costelinhas grelhadas

/5

APRESENTAÇÃO

Como resistir ao aspecto convidativo das costelinhas grelhadas?

Com seu inconfundível aroma e textura suculenta, elas são as rainhas incontestáveis de qualquer churrasco respeitável! Mas, com a nossa receita, você descobrirá que são facílimas de preparar também em casa, além de serem perfeitas para um bom almoço ao ar livre!

O segredo para deixar a carne macia e saborosa está em uma marinada cuidadosa. Com nossas dicas passo a passo, o resultado é garantido: o vinho deixará as costelinhas mais macias, e os aromas enriquecerão seu sabor.

O molho de acompanhamento, com seu sabor deliciosamente agridoce, é preparado em poucos minutos e dará às suas costelinhas grelhadas aquele toque extra que as tornará irresistíveis! E se você é fã de costelinhas, experimente também a nossa receita de Costelas de porco assadas.

INGREDIENTES

Ingredientes para as costelinhas
Costeletas de porco 1,4 kg
Para a marinada
Vinho tinto 750 g
Azeite virgem extra 80 g
Chalota 100 g
Alecrim 6 raminhos
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste
Para o molho de acompanhamento
Passata de tomate 250 g
Extrato de tomate 10 g
Cebolas brancas 80 g
Alho 1 dente
Vinagre de vinho branco 60 g
Açúcar mascavo 50 g
Mostarda 50 g
Pimenta fresca 10 g
Azeite virgem extra 60 g
molho Worcestershire 10 g
Tabasco® 10 g
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste

Preparação

Para preparar as costelinhas grelhadas, comece preparando a marinada, que servirá para aromatizar a carne e torná-la mais macia e saborosa. Em uma tigela baixa e larga de capacidade suficiente, despeje o vinho 1, e depois adicione a chalota limpa e cortada grosseiramente 2 e os ramos de alecrim inteiros 3.

Agora corte as costelinhas 4 e coloque-as na marinada, certificando-se de imergi-las bem 5. Neste ponto, adicione o azeite de oliva extravirgem 6,

o sal e a pimenta 7. Suas costelinhas estão prontas para descansar 8: cubra a tigela com filme plástico 9 e leve à geladeira, onde deverão ficar por cerca de 2 horas. Lembre-se de virá-las depois de aproximadamente uma hora para que fiquem bem temperadas de ambos os lados.

Enquanto isso, prepare o molho de acompanhamento. No processador, triture a cebola 11. Enquanto isso, aqueça o azeite em uma panela com fundo antiaderente e adicione o alho descascado e cortado grosseiramente 12.

Deixe o alho fritar por alguns minutos, para que o azeite fique bem aromatizado 13. Quando estiver dourado, remova-o 14 e adicione a cebola picada 15.

Deixe cozinhar por cerca de 10 minutos, adicionando aos poucos o vinagre 16 e deixando evaporar. Mantendo o fogo bem baixo, adicione todos os outros ingredientes um a um: primeiro o molho de tomate 17, depois o extrato 18,

em seguida a mostarda 19, a pimenta 20, o açúcar mascavo 21, sempre mexendo à medida que adiciona um novo ingrediente.

Adicione também o tabasco 22, o molho worcestershire 23, o sal e a pimenta 24

Por fim, misture novamente para amalgamar todos os ingredientes. Retire o molho do fogo e coe com a ajuda de uma espátula e uma peneira de malha fina 27.

Seu molho está pronto: transfira-o para uma tigelinha 28. Após as 2 horas de descanso, escorra as costelinhas da marinada 30

e cozinhe-as em uma grelha bem quente 31 por cerca de 20 minutos, ou até que estejam cozidas, virando-as na metade do tempo de cozimento 32. Sirva suas costelinhas grelhadas bem quentes, acompanhadas do molho preparado anteriormente 33.

Conservação

É preferível consumir as costelinhas assim que forem cozidas. Você pode conservar a carne crua submersa na marinada até o momento de cozinhá-la, coberta com filme plástico. O molho de acompanhamento pode ser conservado na geladeira em um recipiente hermético ou coberto com filme plástico. Não é recomendado congelar.

Conselho

Se preferir, em vez de costelinhas, você pode usar costeletas de porco! Nesse caso, o tempo de marinada será de cerca de uma hora em temperatura ambiente. Se preferir usar filé, assado ou outros cortes de grande tamanho, basta aumentar o tempo de marinada para até um ou 2 dias: assim, os sabores terão tempo suficiente para penetrar na carne e torná-la macia e saborosa!

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.