Colac

/5

APRESENTAÇÃO

Os colac molisani são biscoitos que vêm diretamente do coração da região de Molise, uma terra onde ainda se mantêm fortes tradições artesanais, rurais e gastronômicas. São pequenos raviólis doces recheados com maçãs, frutas secas, pão amanhecido, mel e especiarias. São docinhos que têm um sabor genuíno; o aroma de canela e cravo-da-índia os torna inconfundíveis ao paladar e são perfeitos para saborear o ano todo, especialmente no outono e no inverno. Quem sabe quais simples segredos escondem as avós e tias que ainda preparam os colac para seus netos, para que eles sempre levem consigo os sabores de sua terra.

INGREDIENTES

Ingredientes para cerca de 25 colac
Farinha tipo 00 700 g
Ovos 4
Banha 150 g
Açúcar 100 g
Vinho branco seco 50 g
Para o recheio
Pão duro 50 g - (somente o miolo)
Amêndoas peladas 100 g
Nozes 100 g
Maçãs Golden 1
Figos secos 4
Casca de laranja 1
Cravos-da-índia moídos quanto baste
Canela em pó quanto baste
Mel millefiori 120 g

Preparo

Para preparar os colac molisani, comece pela massa: quebre os ovos em uma tigelinha e adicione o açúcar, misturando com um garfo ou um batedor até obter uma mistura homogênea 1. Em outra tigela grande, coloque a farinha, adicione no centro as gemas batidas com o açúcar 2 e então acrescente também a banha 3.

Acrescente também o vinho branco seco 4 e comece a misturar os ingredientes com as mãos 5. Quando tiver uma massa suficientemente homogênea, transfira-a para uma superfície levemente enfarinhada 6. Continue a trabalhar a massa por alguns minutos para obter um bloco.

Embrulhe-o em filme plástico 7. Deixe descansar por pelo menos uma hora na geladeira enquanto se dedica ao recheio: em um processador, coloque o miolo do pão amanhecido, as nozes e as amêndoas sem pele 8, os figos 9

e a maçã 10. Bata até obter uma mistura uniforme. Depois, aromatize com canela 11 e cravo-da-índia em pó 12.

Bata mais um pouco 13, depois despeje a mistura obtida em uma panela pequena. Adicione o mel 14 e misture tudo, cozinhando em fogo baixo por poucos minutos 15.

Transfira o recheio para uma tigela, misture para esfriar um pouco, depois aromatize com raspas de laranja 16 e misture novamente. Pegue a massa que descansou, estenda até obter uma espessura de cerca de um milímetro 18.

Corte com um cortador de cerca de 7 cm de diâmetro 19. Coloque no centro de cada círculo uma colherzinha de recheio 20, feche o ravióli e sele a borda pressionando com os dentes de um garfo 21. Asse em forno estático pré-aquecido a 200 graus por cerca de 10 minutos. Continue a trabalhar a sobra da massa para criar outros biscoitos para assar assim que os outros estiverem prontos: você obterá cerca de 25 biscoitinhos com essas quantidades. Seus colac molisani estão prontos: basta deixá-los esfriar completamente e depois polvilhá-los com açúcar de confeiteiro.

Asse seus primeiros colac em forno estático pré-aquecido a 200° por cerca de 10 minutos. Continue a estender e trabalhar a sobra da massa para criar outros biscoitos para assar assim que os outros estiverem prontos: você obterá cerca de 25 biscoitinhos com essas quantidades. Seus colac molisani estão prontos 23: basta deixá-los esfriar completamente e depois polvilhá-los com açúcar de confeiteiro a gosto 24.

Conservação

Os colac molisani se conservam por até uma semana em um saco para alimentos ou em uma lata.

Não se recomenda congelar os colac, mas você pode congelar a massa por cerca de um mês.

Dica

Embora a tradição peça o uso de banha, você pode substituí-la por manteiga, se necessário.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.