Como limpar os fasolari

/5

APRESENTAÇÃO

Os fasolari são deliciosos moluscos de carne muito macia que são pescados principalmente na área do alto Adriático.
Os fasolari podem ser consumidos crus ou cozidos: em ambos os casos é importante abri-los corretamente e limpá-los da areia acumulada durante sua permanência no fundo do mar, seu habitat natural.
Os fasolari são ricos em peculiaridades que os tornam únicos no seu gênero: a salinidade é devida a uma particular concentração salina, as carnes são muito consistentes e, por fim, a concha também os torna esteticamente adequados para pratos refinados e de impacto.
Para a escola de culinária, aprendemos a abrir, limpar e conservar corretamente os fasolari, graças a um especialista: Lucio Perini, vice-presidente da Organização Produtores Fasolari (OP Fasolari).

INGREDIENTES
Berbigões 500 g

Como limpar os fasolari

Para limpar e usar os fasolari, você precisará de uma faca com ponta arredondada e lâmina fina e um martelo de cozinha para bater carne. Existem dois tipos de fasolari: um com a concha mais clara e outro com a concha mais escura: o sabor e a consistência da carne, no entanto, são os mesmos 1. Para limpar corretamente os fasolari, é necessário abri-los cortando os dois músculos laterais internos. Segure-os com cuidado, colocando a parte mais curta da concha virada para baixo na palma da mão 2. Insira a lâmina entre as duas válvulas ajudando-se com a pressão do dedo. Insira a ponta plana da faca até o fundo 3 e

faça-a deslizar lateralmente, cuidando para manter a lâmina inclinada para cima 4. Force ligeiramente a casca para abri-la, gire a lâmina e corte lateralmente o outro músculo (5-6).

Agora, proceda eliminando a pele acinzentada que cobre o fruto e o saco intestinal que contém pedrinhas que, se deixadas dentro, darão a sensação de areia no produto (7-8). Separe o fasolari também da parte inferior da concha 9. Se você quiser consumi-lo cru, o fasolari está pronto e, cuidando para reter o seu líquido dentro da concha, você pode temperá-lo com um pouco de pimenta ou suco de limão.

Se você quiser usá-lo cozido, após coletar em uma tigela o líquido do molusco 10, extraia o fruto da concha e coloque-o em uma tábua de corte. Com a ajuda de um martelo de cozinha como este, amacie a carne do fasolari, insistindo no pé vermelho, até que fique fina, íntegra e macia (11-12).

Para conservar os fasolari, há diferentes maneiras: você pode colocá-los inteiros em uma tigela e cobri-los com um pano úmido 13 e mantê-los na geladeira por no máximo 4 dias, se forem consumidos cozidos, enquanto 2 dias se você pretende consumi-los crus. Você pode congelar diretamente o molusco inteiro com a concha que, uma vez descongelado, deverá ser limpo: nesse caso, tudo se conserva por cerca de 2 meses 14. Ou coloque a polpa limpa em um recipiente adequado para congelamento e a conserve pronta para cozinhar 15. Assim é como limpar os fasolari!

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.