Fumetto de crustáceos

/5

APRESENTAÇÃO

Você já ouviu falar do fumet de crustáceos? Hoje vamos mostrar todos os truques para prepará-lo em casa. O fumet de crustáceos, junto com o Caldo de peixe, faz parte dos caldos de cozinha, ou seja, preparações que nunca são um fim em si mesmas, mas que servem para temperar molhos, condimentos, pratos principais e segundos pratos. Diferente, no entanto, da clássica bisque, que é uma preparação fina em si, uma verdadeira sopa deliciosa. O fumet de crustáceos é preparado com as sobras de uma única variedade de crustáceos ou com uma mistura de camarões, lagostins, lagostas, lagostas-vermelhas e é, portanto, uma ótima receita anti-desperdício, muito simples de realizar. A partir de hoje, depois de limpar os crustáceos, lembre-se de não jogar fora cabeças e carapaças, mas usá-los como base do fumet para enriquecer seus pratos de peixe! Nesta ficha de escola de culinária, vamos mostrar como preparar um ótimo fumet para tê-lo pronto quando quiser adicionar um toque de sabor aos seus pratos de peixe.

Aqui estão algumas receitas com o fumet de crustáceos para experimentar:

INGREDIENTES
Ingredientes para cerca de 1 l de fumet de crustáceos
Crustáceos 1 kg - (somente as cascas de camarões argentinos, lagostins e camarões)
Cebolas 100 g
Aipo 100 g
Cenouras 100 g
Vinho branco 150 g
Água 1 l
Sal fino quanto baste
Pimenta-do-reino em grãos 5
Azeite virgem extra quanto baste

Preparação

Para preparar o fumet de crustáceos, você precisará de 1 kg de carapaças de crustáceos mistos: camarões, lagostins, lagostas 1. Prepare então os legumes para o refogado. Corte o aipo em pedaços, incluindo as folhas 2. Descasque a cenoura e corte-a do mesmo tamanho 3.

Depois descasque a cebola e corte também em cubinhos 4. Recolha todos os vegetais em uma tigela 5 e reserve. Pegue uma panela grande e despeje um fio de óleo. Deixe aquecer em fogo médio-alto, depois adicione as carapaças dos crustáceos 6.

Uma vez colocados na panela 7, adicione também os legumes cortados anteriormente 8. Adicione uma boa pitada de sal e os grãos de pimenta preta 9.

Mexa e deglace com o vinho branco 10. Deixe evaporar a parte alcoólica e adicione também a água 11. Abaixe ligeiramente a temperatura e cozinhe por 30 minutos 12.

Durante este tempo, se uma espuma subir à superfície, você pode removê-la usando uma escumadeira. Coe o fumet de crustáceos obtido usando um chinoix de malha fina e esprema os crustáceos com as costas de uma concha para extrair todos os sucos 14. O fumet de crustáceos está pronto 15, use-o em suas receitas!

Conservação

O fumet de crustáceos pode ser armazenado na geladeira por 2 dias. Alternativamente, pode ser congelado em um recipiente hermético, ou em um pote de vidro, para tê-lo sempre pronto.

Conselho

Se preferir, você também pode não descascar as cenouras para o refogado, basta lavá-las bem.

O fumet pode ser feito com apenas um tipo de crustáceo, ou escolher tipos diferentes dos que propomos, até a lagosta é boa!

A proporção entre carapaças e água é de 1:1. Ou seja, usando 1 kg de carapaças e 1 litro de água, você obterá um sabor intenso na medida certa. Se preferir um fumet mais delicado, aumente a dose de água ou reduza a quantidade de carapaças.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.