Como limpar o tamboril

/5

APRESENTAÇÃO

O tamboril é um peixe de fundo caracterizado por uma carne nobre, extremamente compacta, de consistência firme e saborosa. Apesar das famosas opiniões sobre sua feiura, apresenta uma carne de incrível sabor, muito versátil, que não só é excelente para preparar deliciosos caldos úteis para temperar suas receitas, mas também para sopas ou receitas saborosas. Quando comprá-lo, certifique-se de que tem o abdômen firme, que apresenta um aspecto brilhante e que o olho é saliente e brilhante: estas são todas dicas importantes para saber se o tamboril é saudável e fresco! Para poder usá-lo em suas receitas, no entanto, é indispensável aprender a limpá-lo: este procedimento pode parecer longo e tedioso, mas se seguir nossa escola de culinária, em poucos e claros passos você conseguirá ter o tamboril pronto para ser cozido, e todo o seu esforço será recompensado por um sabor irresistível!

Experimente estas receitas com tamboril:

INGREDIENTES
Peixe vermelho 1

Como limpar o tamboril

Para limpar o tamboril 1, primeiro abra-o, cortando o ventre com uma faca: comece da cabeça até o comprimento total até a cauda 2, tomando cuidado para não danificar a carne, depois retire as vísceras 3.

Uma vez retiradas as vísceras, enxágue bem o tamboril sob água corrente fresca 4, para remover eventuais resíduos. Proceda cortando todas as barbatanas: com uma tesoura, corte a peitoral 5, a ventral 6,

a do ventre inferior 7 e a dorsal 8. Escame-o então com uma faca, começando da cauda até chegar à cabeça, inserindo-o em um saco plástico 9 para evitar que as escamas se espalhem.

Enxágue bem sob água corrente para remover eventuais resíduos de escamas 10, faça um corte com uma faca afiada ao longo da espinha dorsal 11 e faça uma incisão perto da barbatana caudal 12, para facilitar a filetagem do tamboril.

Comece a filetar abrindo o tamboril com as mãos, enquanto desliza a lâmina 13, para soltar o primeiro filé 14 e reserve-o 15 para possíveis preparações. Prossiga da mesma forma para o outro lado. Dessa forma, você terá obtido os filés de tamboril úteis para suas preparações. Se necessário, você pode remover a pele, cortando-a com uma faca de lâmina afiada, deslizando-a entre a pele e a carne ao longo de todo o comprimento do filé.

Conservação

Sendo um peixe muito delicado, se não consumido logo após a compra, o tamboril pode ser conservado na geladeira por um dia em um recipiente hermético, depois de ter sido limpo e filetado. Se desejar, você pode conservá-lo no freezer, sempre depois de tê-lo limpo, por no máximo três meses.

Conselho

Com as sobras da limpeza do tamboril, você pode fazer um excelente caldo de peixe, temperando-o com pimenta, um dente de alho, salsinha e tomilho, e usá-lo para temperar seus pratos de peixe. Se sobrar, você pode conservá-lo no freezer em pequenos copinhos e descongelá-lo quando necessário.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.