Spaghetti com peixe-sapo e alcachofras

/5

APRESENTAÇÃO

Se a chuva insistente lá fora te impede de sair, não há nada melhor do que ir para a cozinha preparar algo gostoso! Esses dias chuvosos que parecem mais longos que o habitual são perfeitos para se dedicar a receitas que requerem um pouco mais de paciência e cujo resultado vai te recompensar: espaguete com peixe-sapo e alcachofras! Uma receita que vai deliciar a todos, até mesmo quem é intolerante ao glúten! Os verdadeiros protagonistas deste prato principal, na verdade, são os espaguetes sem glúten, mergulhados em um saboroso molho terra e mar. A carne tenra e delicada do peixe-sapo encontra o sabor agridoce da alcachofra, tudo temperado com um delicioso caldo de peixe do qual os espaguetes absorvem todo o sabor intenso. Então, o que você está esperando? Mãos à obra começando pela limpeza do peixe!

Experimente também estas receitas com o peixe-sapo:

  • Nhoque com ragu de peixe-sapo e bottarga
  • Cacciucco à livornese

INGREDIENTES

Espaguete sem glúten 320 g
Peixe vermelho 800 g
Alcachofras 500 g
Vinho branco 50 g
Sal fino quanto baste
Pimenta preta 1 pitada
Azeite virgem extra 60 g
Limões 1
Alho 1 dente
para o caldo de peixe
Cebolas brancas 80 g
Cenouras 60 g
Aipo 50 g
Louro 2 folhas
Pimenta-do-reino em grãos 6
Água 1 l
Sal fino quanto baste
Vinho branco 50 g

Preparação

Para preparar o espaguete com peixe-sapo e alcachofras, comece pela limpeza do peixe-sapo: faça um corte no ventre com uma faca 1 ao longo de todo o comprimento começando pela cabeça até a cauda, depois retire as vísceras 2 e enxágue bem em água corrente 3.

Remova as barbatanas com a ajuda de uma tesoura 4, faça um corte com uma faca afiada ao longo do dorso 5 e faça uma incisão perto da parte final perto da cauda para facilitar o filetamento. Comece a filetar o peixe-sapo deslizando a lâmina 6 e faça o mesmo com os outros filés.

Depois de filetar o peixe-sapo 7, reserve os filés e os resíduos 8; estes últimos serão usados para o caldo de peixe. Dedique-se agora à preparação do caldo: pegue aipo, cebola e cenoura e corte-os grosseiramente 9.

Em uma panela, coloque o óleo, adicione os legumes 10 e deixe dourar por cerca de 2 minutos. Junte os resíduos do peixe-sapo e cozinhe por cerca de 3 minutos, mexendo de vez em quando e tomando cuidado para não grudar. Deglaceie com o vinho 12,

depois adicione água até cobrir completamente os ingredientes 13, acrescente o sal e os grãos de pimenta 14 e deixe cozinhar em fogo moderado por pelo menos 30 minutos. Limpe as alcachofras: remova as folhas externas mais duras até chegar ao coração com a parte próxima à haste de cor clara. Com uma faca pequena, remova a parte mais fibrosa da haste 15,

também remova as pontas mais duras 16. Em seguida, corte as alcachofras, remova a penugem interna, corte em fatias 17 e coloque-as em uma tigela com água fria e limão para que não escureçam 18.

Por fim, corte os filés de peixe-sapo em pedaços 19 e reserve. Enquanto isso, em uma frigideira com um pouco de óleo, frite um dente de alho 20, depois retire-o e adicione as alcachofras 21.

Tempere com sal 22, pimenta e cozinhe por cerca de 6-7 minutos. Quando amolecerem e estiverem quase prontos, adicione o peixe-sapo 23, deglaceie com o vinho 24, deixe cozinhar por no máximo 2-3 minutos e depois desligue o fogo.

Coe o caldo 25 e utilize-o, despejando em uma panela grande e de bordas altas. Pegue o espaguete 26 e coloque para cozinhar no caldo 27 para que absorvam o sabor, garantindo que a massa esteja coberta e mexendo de vez em quando para não grudar.

Quando o espaguete estiver cozido, adicione as alcachofras e o peixe-sapo 28, misture bem e seu espaguete com peixe-sapo e alcachofras está pronto para ser servido! 30

Conservação

É preferível consumir o espaguete com peixe-sapo e alcachofras imediatamente após o preparo, caso contrário, você pode guardá-lo na geladeira por no máximo um dia!

Não é recomendável congelar.

Conselho

Para tornar o prato mais rico, você pode adicionar batatas ou feijão verde. Para uma alternativa ao peixe-sapo, você pode usar robalo ou dourado!

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.